O ENSINO DA MATEMÁTICA É UM TEMA BEM DISCUTIDO NO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL, POR SER UMA DISCIPLINA ESSENCIAL NA ESCOLA E NA VIDA, MAS QUE CAUSA AVERSÃO, INSATISFAÇÃO E UM ALTO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO. DESTA FORMA, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO UMA PROFESSORA TRABALHA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CHAPADINHA- MA. A PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E TIPOLOGIA ESTUDO DE CASO. PARA A COLETA DE DADOS FOI APLICADA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM A PROFESSORA TITULAR DA TURMA E COLETA DO CADERNO DE UM ALUNO FREQUENTE DURANTE O ANO LETIVO E DO LIVRO DIDÁTICO. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, AS INFORMAÇÕES FORAM TABULADAS, ANALISADAS E DISCUTIDAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO QUE SUBSIDIOU A PESQUISA. O ESTUDO DEMONSTROU QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, APESAR DE SER UMA METODOLOGIA QUE SE BUSCA MELHORAR O ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO, É EMPREGADA DE FORMA INADEQUADA E O TRADICIONALISMO É PRESENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DIFICULTANDO ASSIM A MANEIRA DE AGIR NO ATO DE ENSINAR DO PROFESSOR.