O PRESENTE ARTIGO CIENTIFICO, POR MEIO DE AMPLA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ABORDA UMA TEMÁTICA RELEVANTE PARA SOCIEDADE QUE É O PAPEL DO PSICÓLOGO NA ESCOLA QUE ATENDE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA. DIANTE DISSO, HÁ UMA NECESSIDADE DE DISCUTIR TEMAS TÃO RECORRENTES NO ÂMBITO ESCOLAR, APRESENTO COMO OBJETIVO DESTE ESTUDO: EXPLICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO NA ESCOLA, E COMO SE DÁ A PARTICIPAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR, IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS EM QUE A PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA PODE AUXILIAM NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA E EXPLICAR COMO A INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO NA SALA DE AULA PODE CONTRIBUIR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS PARA LEVAR OS ALUNOS AOS SABERES SISTEMATIZADOS. NO REFERENCIAL TEÓRICO A PESQUISA FOI FUNDAMENTADA EM ALGUNS AUTORES COMO PFROMM NETO (2001), BOCK, FURTADO E TEIXEIRA (2002), SANTOS (2002), SOARES (2010) ENTRE OUTROS. OPTOU-SE PELA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA. CONCLUÍMOS QUE O PSICÓLOGO TEVE APOIAR-SE EM SEUS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, POR SUA VEZ, JÁ ARTICULADOS AO CONHECIMENTO EDUCATIVO, GARANTINDO UMA CONTRIBUIÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR. ENTÃO, A AÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR DEVE DESENVOLVER-SE PRIORITARIAMENTE COM OS PROFESSORES E NÃO COM OS ALUNOS, CONTRIBUINDO PARA QUE ELES ESTEJAM CADA VEZ MAIS FORTALECIDOS E INSTRUMENTALIZADOS PARA UMA ATUAÇÃO DE QUALIDADE JUNTO AO ALUNADO.