EM VISTA DE PROPOR UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DIFERENTE DA USUAL, ESTE TRABALHO TRAZ RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS AUTORES NA REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE QUE ABORDOU O TEMA “ACESSIBILIDADE” A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROBLEMATIZANDO JUNTAMENTE COM OS ALUNOS DE UM COLÉGIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO PRINCIPALMENTE A INCLINAÇÃO DA RAMPA EXISTENTE NO LOCAL, SENDO QUE PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE FORAM ENTREGUES AOS ALUNOS APENAS UMA FITA MÉTRICA RETRÁTIL E UM TRANSFERIDOR. APRESENTAMOS, INCLUSIVE, ANÁLISES DOS CÁLCULOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS, EVIDENCIANDO OS PROCESSOS UTILIZADOS POR ELES PARA CHEGAREM À CONCLUSÃO DE QUE A RAMPA EM QUESTÃO NÃO ERA ACESSÍVEL. ESSES PROCESSOS ENVOLVERAM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS QUE FORAM ALVO INICIAL DA ATIVIDADE, RELATADOS PELO PRÓPRIO PROFESSOR DA TURMA COMO UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE SEUS ALUNOS. EM SEUS CÁLCULOS, OS ALUNOS TRABALHARAM PRINCIPALMENTE OS CONTEÚDOS TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO, ÂNGULOS, PROPORCIONALIDADE E MEDIDAS DE COMPRIMENTO. ALÉM DISSO, TRABALHAMOS ENTORNO DA IDEIA DE QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO É UM CAMINHO POSSÍVEL PARA SE TRABALHAR A MATEMÁTICA EM SALA DE AULA.