QUANDO FALAMOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, NÃO ESTAMOS MAIS RESTRITOS AOS CONCEITOS QUE PERMEIAM OS INÚMEROS ASSUNTOS DA ÁREA. MUITO PELO CONTRÁRIO, DENTRO DA DINÂMICA SOCIAL EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, PRECISAMOS PENSAR NOSSA PRÁTICA INSERIDA EM UM CONTEXTO DE CONSTANTE MUTAÇÃO E ATUALIZAÇÃO. APESAR DO ENSINO DE ZOOLOGIA ESTAR MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE DOS ESTUDANTES, PRINCIPALMENTE QUANDO FALAMOS DE ANIMAIS VERTEBRADOS, A QUANTIDADE DE NOMENCLATURAS E UM ENSINO AINDA BASEADO EM MÉTODOS CONVENCIONAIS. NESTE SENTIDO, BUSCOU-SE ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS, UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHAR OS ANIMAIS VERTEBRADOS ASSOCIADO AO QUE ATUALMENTE OS ESTUDANTES CONHECEM BEM: AS REDES SOCIAIS. TENDO ESTE ASPECTO COMO ALGO FUNDAMENTAL DESTA NOVA DINÂMICA SOCIAL NA QUAL A ESCOLA SE INSERE, TOMOU-SE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA A PRODUÇÃO DE UMA FERRAMENTA QUE PUDESSE AMPLIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DESTES ESTUDANTES RELACIONANDO-A AO TEMA “ANIMAIS VERTEBRADOS”. PORTANTO, ESTE TRABALHADO TAMBÉM DEFENDE NOVAS POSSIBILIDADES PARA TRABALHAR O ASSUNTO, DIVERSIFICANDO E AMPLIANDO HORIZONTES QUE TORNEM O ITINERÁRIO FORMATIVO DESTES ESTUDANTES MAIS SIGNIFICATIVO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS INSTAGRAM E WHATSAPP. EM UM MUNDO ONDE OS ESTÍMULOS SURGEM DE VÁRIOS LADOS (VÍDEO GAME, CELULAR, COMPUTADOR, TELEVISÃO, ETC...), OBSERVAR QUE SEUS ESTUDANTES DEDICARAM MOMENTOS ALÉM AULAS PARA CONSTRUÍREM E DIVULGAREM OS “PERFIS” FOI EXTREMAMENTE MOTIVADOR. NESTE SENTIDO, OS ESTUDANTES BUSCARAM, DE DIFERENTES MANEIRAS, AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS GRUPOS QUE ELES REPRESENTARAM. DE MANEIRA MAIS INTERESSANTE, ELES PUDERAM UTILIZAR DA CRIATIVIDADE PARA CONSTRUÍREM, ALIMENTAREM E DIVULGAREM OS PERFIS NAS MÍDIAS SOCIAIS.