ESTE TRABALHO TEM O INTUITO DE EXPOR OS RESULTADOS DA PESQUISA DE EXTENSÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIBIC ACERCA DA PESQUISA SOBRE A “REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS INICIAIS”, APRESENTANDO UM ESTUDO TEÓRICO, SOBRE O LIVRO DIDÁTICO (LD) E AS MUDANÇAS NO DECORRER DOS ANOS E A CRIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA FOI ATRAVÉS DE CUNHO DOCUMENTAL PARA QUE POSSAMOS COMPREENDER COMO O NEGRO VEM SEDO RETRATADO DENTRO DOS LIVROS DIDÁTICOS, POR MEIO ALGUMAS TABELAS, BASEADAS EM ESTUDOS REALIZADOS POR VASCONCELOS E COUTO (2003, P.97-100), RECONHECENDO OS POVOS NEGROS COMO FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, POLÍTICO E SOCIAL DO BRASIL, E VALORIZANDO DE MANEIRA CORRETA A SUA TRAJETÓRIA E CULTURA. HÁ UM RELATO NO LD EM QUE A ESCRAVIDÃO AINDA ACONTECE EM PLENO SÉCULO XXI E TAMBÉM OMISSÕES QUE O TEXTO NÃO APRESENTA POR EXEMPLO A DESTRUIÇÃO DE REGISTROS DOS ESCRAVOS NO BRASIL, TORNANDO O LD UM OBJETO NEGATIVO, MAS QUE É TÃO IMPORTANTE COMO TRANSMISSOR DE INFORMAÇÃO, ANALISANDO IDEALIZAÇÃO DA COR E A CULTURA DA CLASSE DOMINANTE EXCLUINDO ASSIM A CULTURA E O POVO NEGRO. PARA ENCERRAR, A PESQUISA DE CAMPO AONDE SE ENCONTRA UMA ANÁLISE DAS TABELAS, NA TENTATIVA DE PERCEBER COMO O NEGRO VEM SENDO REPRESENTADO.