OS JOGOS, COMO RECURSOS DE ENSINO, SÃO IMPORTANTES FERRAMENTAS QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM POR SEREM MECANISMOS LÚDICOS QUE INSTIGAM A CURIOSIDADE E O INTERESSE DOS ALUNOS. A FORMA PELA QUAL O CONHECIMENTO É TRANSMITIDO TORNA O ALUNO APENAS OUVINTE, GERANDO ASSIM, O DESINTERESSE EM RELAÇÃO AO APRENDIZADO. PARTINDO DESTA ALEGAÇÃO, FOI ELABORADO UM JOGO DIDÁTICO PARA AUXILIAR NAS AULAS DE ECOLOGIA DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO, VISANDO FORTALECER A QUALIDADE DO ENSINO EM BIOLOGIA; O JOGO ABORDA O ASSUNTO DE ECOLOGIA, QUE SE REFERE ÀS RELAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES VIVOS, DO QUAL O ALUNO CONTRIBUI NA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO JUNTO AO PROFESSOR. O JOGO “ECO EM AÇÃO” FOI CONFECCIONADO PARA UTILIZAÇÃO COMO RECURSO COMPLEMENTAR A APRENDIZAGEM, MATERIAL ESSE PRODUZIDO DURANTE UMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. FOI PLANEJADO COM O ESCOPO DE POSSIBILITAR UMA REVISÃO DOS CONTEÚDOS ANTERIORMENTE ABORDADOS, ALÉM DE DISCUSSÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS ENTRE OS ALUNOS. ESSE JOGO FOI AVALIADO PELOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DURANTE O QUAL FOI PRODUZIDO, SENDO CONSIDERADO COMO UM ADEQUADO RECURSO PARA REVISÃO DOS CONTEÚDOS SOBRE O TEMA, ALÉM DO GRANDE POTENCIAL PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE DOS ALUNOS POR SER UMA ATIVIDADE LÚDICA E QUE FOGE À ROTINA TRADICIONAL DAS AULAS DE CIÊNCIAS.