DIFICULDADES EM COMPETÊNCIAS BÁSICAS NAS ÁREAS DE LINGUAGEM E CÁLCULOS ESTÃO FORTEMENTE PRESENTES NOS ESTUDANTES ORIUNDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLAS LOCAIS DA CIDADE DE SANTA RITA, NA PARAÍBA E INGRESSANTES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, AO PONTO DE SER APLICADO UM PROGRAMA EXTRACURRICULAR, NA TENTATIVA DE SANÁ-LAS. NESTE CONTEXTO, FAZ-SE NECESSÁRIOS MEDIDAS QUE MITIGUEM ESSES PROBLEMAS, COMO A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS QUE VISEM AJUDAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO. CONSIDERA-SE TAMBÉM, QUE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, O ADVENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA ROBÓTICA, É UMA REALIDADE CADA VEZ MAIS CONSTANTE, POIS ELA ESTÁ PRESENTE NA NOSSA CASA, NO TRABALHO E NA ESCOLA NO QUE TANGE AO ENTRETENIMENTO, A CRIATIVIDADE E A PRODUTIVIDADE DO ESTUDANTE. O USO DA ROBÓTICA É UMA FERRAMENTA QUE VISA CONTRIBUIR COM A MELHORIA DO INTERCÂMBIO ENSINO-APRENDIZAGEM. SEU USO JÁ SE FAZ PRESENTE EM METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS. SANTA RITA POSSUI ESTRUTURAS PARA TAL ATIVIDADE, PORÉM A ESCASSEZ DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA EXECUTAR ESSA TAREFA FAZ COM QUE A ROBÓTICA NÃO SEJA UMA FERRAMENTA FUNCIONAL DE ENSINO DENTRO DAS ESCOLAS DA CIDADE. ALGUMAS JÁ POSSUEM KITS DE ROBÓTICA QUE SÃO SUBUTILIZADOS, JÁ OUTRAS ESTÃO INICIANDO SEUS PROJETOS. ASSIM ESTE PROJETO VISA MITIGAR OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS LOCAIS DE SANTA RITA - PB POR MEIO DA ROBÓTICA, E INCENTIVAR A INSERÇÃO E PRÁTICA DA ROBÓTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM FAZENDO COM QUE O ESTUDANTE ADQUIRA CONHECIMENTO DE VÁRIAS DISCIPLINAS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS.