ESTE ESTUDO SURGE NO ÂMBITO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL (NEEMOC) E TEM COMO OBJETIVO
ANALISAR OS PRINCIPAIS ESTÍMULOS GERADORES DA EMOÇÃO DO MEDO EM MÃES DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
ESTUDANTES DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DE UMA ESCOLA ESTADUAL PARAIBANA.
CULTURALMENTE AS MÃES SÃO RESPONSÁVEIS PELOS CUIDADOS DOS FILHOS E NESTA RELAÇÃO SURGE UM UNIVERSO
DE EMOÇÕES E SENTIMENTOS, QUE PODEM CONTRIBUIR PARA A SUPERAÇÃO OU PARA O MEDO. NESSE CONTEXTO, A
EDUCAÇÃO EMOCIONAL SE APRESENTA COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE CORROBORA PARA QUE A EMOÇÃO
DO MEDO SEJA VIVENCIADA DE MANEIRA SAUDÁVEL PELAS MÃES DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA. ESTA PESQUISA TEM
NATUREZA QUALITATIVA E FOI REALIZADA POR MEIO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, COM 10 PARTICIPANTES, MÃES
DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM QUE AS MÃES TÊM COMO
PRINCIPAIS ESTÍMULOS PARA A EMOÇÃO DO MEDO: A INSEGURANÇA, A MORTE E O FUTURO DO FILHO COM
DEFICIÊNCIA. APRESENTAM POUCA CONSCIÊNCIA DO SEU UNIVERSO EMOCIONAL, DESTACANDO A NECESSIDADE DE
QUE O MEDO SEJA VIVENCIADO DE MANEIRA SAUDÁVEL E CONSCIENTE, PARA OPORTUNIZAR O EMPODERAMENTO
DESSES SUJEITOS.