O TEATRO POSSIBILITA DESENVOLVER E APRIMORAR AS DIVERSAS LINGUAGENS NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL. NESTA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO APRESENTA O TEATRO COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA A SALA DE AULA, COM O OBJETIVO DE, EM UMA PRIMEIRA ETAPA, DESPERTAR NO ALUNO O GOSTO PELA LEITURA E EM OUTRA PROMOVÊ-LO A LEITOR COMPETENTE E CRÍTICO DOS DIVERSOS TEXTOS PRESENTES NO MEIO SOCIAL EM QUE ESTÁ INSERIDO E QUALIFICÁ-LO, DESENVOLVER A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS A PARTIR DE VIVENCIAS COM A LINGUAGEM TEATRAL. A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FOI VOLTADA PARA TURMAS DE 3ºANOS, NA EREM- PADRE OSMAR NOVAES, NO MUNICÍPIO DE PAULISTA –PE; COMO LINHA DE ESTUDO O USO DO TEATRO EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESTRATÉGIA PARA RESGATAR O GOSTO DOS ALUNOS PARA LEITURA, UTILIZANDO-SE DE FERRAMENTAS COMO OS CLÁSSICOS DA LITERATURA. SENDO ASSIM, A PESQUISA QUALITATIVA POSSUI UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, PROVOCANDO AS REFLEXÕES ACERCA DA QUESTÃO DO JOVEM NA ESCOLA, INCENTIVO À LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS MAIS CRIATIVOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A INTEGRAÇÃO É PARTE IMPORTANTE NESSE RELATO, POIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A INTERAÇÃO SOCIAL FAVORECEU AS RELAÇÕES HARMÔNICAS DESSES INDIVÍDUOS EM SOCIEDADE.
PALAVRAS-CHAVE: LITERATURA, TEATRO, INTERAÇÃO SOCIAL, ADAPTAÇÃO DE TEXTO LITERÁRIO, APRENDIZAGEM.