PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFAL - CAMPUS ARAPIRACA ACERCA DO USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61978 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4377 "inscrito_id" => 14196 "titulo" => "PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFAL - CAMPUS ARAPIRACA ACERCA DO USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA" "resumo" => "A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS E MÍDIAS COMO A CALCULADORA NOS AMBIENTES EDUCATIVOS COMO UM RECURSO DIDÁTICO CADA VEZ MAIS VEM SE DESTACANDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFAL - CAMPUS ARAPIRACA SOBRE O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO NA QUAL OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS A 42 DISCENTES, PRECEDIDOS DE UMA ANÁLISE DE NATUREZA QUALITATIVA - QUANTITATIVA. EVIDENCIAMOS QUE OS DISCENTES EM SUA MAIORIA SÃO A FAVOR DO USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA E AVALIAM ESSA TECNOLOGIA COMO UM RECURSO IMPORTANTE DESTACANDO PONTOS POSITIVOS RELACIONADOS À SUA UTILIDADE NA CONFERÊNCIA DE RESULTADOS, AGILIDADE E PRECISÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REALÍSTICOS. ENTRETANTO, CONSTATAMOS TAMBÉM QUE A MAIOR PARTE DOS DISCENTES NÃO USARIA COMO UM SUPORTE DIDÁTICO EM SALA DE AULA, ALEGANDO FALTA DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES, INSEGURANÇA E ALGUMAS DESVANTAGENS DE SEU USO PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. VERIFICAMOS AINDA EM MAIOR NÚMERO, QUE NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES A SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NÃO INIBE O CÁLCULO MENTAL DO ALUNO. CONTUDO, O USO DA CALCULADORA COMO UM AUXÍLIO PEDAGÓGICO DE MANEIRA PLANEJADA PODE ACRESCENTAR NA CAPACIDADE DOS ALUNOS, PERMITINDO-OS CONCEBER NOVAS ABORDAGENS DENTRO DA MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CALCULADORA, ENSINO DE MATEMÁTICA, TIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14196_26092019160415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RENATA FILHO" "autor_email" => "renatasantosw3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61978 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4377 "inscrito_id" => 14196 "titulo" => "PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFAL - CAMPUS ARAPIRACA ACERCA DO USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA" "resumo" => "A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS E MÍDIAS COMO A CALCULADORA NOS AMBIENTES EDUCATIVOS COMO UM RECURSO DIDÁTICO CADA VEZ MAIS VEM SE DESTACANDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFAL - CAMPUS ARAPIRACA SOBRE O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO NA QUAL OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS A 42 DISCENTES, PRECEDIDOS DE UMA ANÁLISE DE NATUREZA QUALITATIVA - QUANTITATIVA. EVIDENCIAMOS QUE OS DISCENTES EM SUA MAIORIA SÃO A FAVOR DO USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA E AVALIAM ESSA TECNOLOGIA COMO UM RECURSO IMPORTANTE DESTACANDO PONTOS POSITIVOS RELACIONADOS À SUA UTILIDADE NA CONFERÊNCIA DE RESULTADOS, AGILIDADE E PRECISÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REALÍSTICOS. ENTRETANTO, CONSTATAMOS TAMBÉM QUE A MAIOR PARTE DOS DISCENTES NÃO USARIA COMO UM SUPORTE DIDÁTICO EM SALA DE AULA, ALEGANDO FALTA DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES, INSEGURANÇA E ALGUMAS DESVANTAGENS DE SEU USO PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. VERIFICAMOS AINDA EM MAIOR NÚMERO, QUE NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES A SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NÃO INIBE O CÁLCULO MENTAL DO ALUNO. CONTUDO, O USO DA CALCULADORA COMO UM AUXÍLIO PEDAGÓGICO DE MANEIRA PLANEJADA PODE ACRESCENTAR NA CAPACIDADE DOS ALUNOS, PERMITINDO-OS CONCEBER NOVAS ABORDAGENS DENTRO DA MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CALCULADORA, ENSINO DE MATEMÁTICA, TIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14196_26092019160415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RENATA FILHO" "autor_email" => "renatasantosw3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }