ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE ENFATIZAM O USO DA BRINQUEDOTECA NAS ESCOLAS, ABORDANDO A SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES, QUE ESTÃO INDEXADOS NOS ANAIS DAS CINCO EDIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU. AS BRINQUEDOTECAS SURGIRAM EM MEIO AO PERÍODO DE DEPRESSÃO ECONÔMICA E ESTÃO EM DIVERSOS ÂMBITOS DESDE LOCAIS PÚBLICOS A PRIVADOS. ESTE TERMO REMETE AO MEIO DA BIBLIOTECA, EM QUE PERMITE O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES JUNTO AO BRINCAR. ESTA INICIATIVA QUANDO IMPLEMENTADA POR MEIOS EDUCACIONAIS TRAZ GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES. O PERCURSO METODOLÓGICO ADOTADO NESSA PESQUISA, QUE CONTOU COM UM LEVANTAMENTO DE TRABALHOS PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2018 EM ANAIS DO CONEDU, A ESCOLHA PRÉVIA DOS ARTIGOS, QUANDO APRESENTAVAM DISCUSSÕES QUE CONVERGIAM COM NOSSOS INTERESSES DE PESQUISA, QUE NESSE CASO, ERA A BRINQUEDOTECA, A LEITURA EXAUSTIVA E A ANÁLISE DOS DADOS. DEPOIS DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, CONSIDERAMOS RELEVANTE E SUFICIENTE, ANALISAR SEIS ARTIGOS, NOS QUAIS RECONHECEMOS CINCO CATEGORIAS QUE TRAZEM UMA ARTICULAÇÃO DIRETA COM A BRINQUEDOTECA, A SABER, A IMPORTÂNCIA; ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; MATERIAIS ALTERNATIVOS; E, EXPRESSÃO DE LINGUAGEM. ALÉM DISSO, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDOS QUE FAZEM ESSAS ARTICULAÇÕES ESTÃO EM CRESCENTE, PRINCIPALMENTE EM PESQUISAS QUE CONSIDERAM A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA E ESTES PODEM COLABORAR PARA RENOVAR O CENÁRIO ATUAL.