É SABIDO QUE O LETRAMENTO ASSIM COMO OS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS SÃO PERSPECTIVAS TEÓRICAS RECENTES PARA OS ESTUDOS DA LINGUAGEM EM NOSSO PAÍS, AMBAS CONCEPÇÕES ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADAS, POIS EMERGEM DE UMA NECESSIDADE DE CORRELACIONAR OS PROCESSOS DE LEITURA E DE ESCRITA AOS CONTEXTOS SOCIAIS. OUTRORA, ÀS METODOLOGIAS, ÀS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS, OS RECURSOS UTILIZADOS PELOS DOCENTES POUCO ABORDAVAM O SOCIAL E SUAS RELAÇÕES QUE ESTÃO INTERLIGADAS AOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE LEITURA E DE ESCRITA, FAZENDO DO ALUNO APENAS UM SUJEITO LEITOR E NÃO PONDO EM EVIDÊNCIA O AGENTE SOCIAL QUE CADA ESTUDANTE REPRESENTA. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO CONCERNE EM APRESENTAR COMO TEM SIDO ENTENDIDA E DESENVOLVIDA A TEORIA DO LETRAMENTO POR MEIO DA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS EM TURMAS DE 8º ANOS NUMA ESCOLA PÚBLICA, DE GUARABIRA, ESTADO DA PARAÍBA. RECORREMOS AS INFORMAÇÕES DE CUNHO ESPECÍFICO, OU SEJA, CAPTAMOS O CONTEÚDO UTILIZADO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA, AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES E OS RECURSOS QUE O PROFESSOR FEZ USO. A PESQUISA TEVE COMO BASE TEÓRICA OS ESTUDOS DE AUTORES COMO: ANTUNES (2003), SOARES (2010), ENTRE OUTROS QUE CONTRIBUÍRAM CONSIDERAVELMENTE PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO. ALÉM DISTO, OBTIVEMOS UM RESULTADO QUE EXPÕE O QUANTO O PROFESSOR ENTENDE A NECESSIDADE DE SE ENSINAR LETRANDO E CONHECE OS ASPECTOS QUE PROPÕE O LETRAMENTO MEDIADO A PARTIR DOS ESTUDOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS, ENTRETANTO, AINDA NÃO SE EXISTE UM DOMÍNIO PEDAGÓGICO EFICAZ PARA QUE SE CONCRETIZE O ENSINO-APRENDIZAGEM PAUTADO NOS PARÂMETROS SOCIAIS EM QUE OS ALUNOS E SUAS PRODUÇÕES DE LEITURA E DE ESCRITA ESTÃO INSERIDAS.