SALES, Maria Julieta Fai Serpa E et al.. Por uma didática fundamental. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62086>. Acesso em: 22/11/2024 15:08
O PRESENTE TRABALHO DISCUTE A DIDÁTICA FUNDAMENTAL COMO MEIO POSSIBILITADOR DE TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. POSSUI COMO SUPORTE METODOLÓGICO UM CAMINHO A PARTIR DA ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO TEÓRICO ANCORADO NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DO BRASIL, POR SUA VEZ BASEADAS NAS CONCEPÇÕES DE AUTORES COMO CANDAU E KOFF (2015), SAVIANI (1997) E LIBÂNEO (1995). TEMOS COMO OBJETIVO ATUALIZAR O DEBATE ACERCA DA TEMÁTICA CUJOS RESULTADOS INDICAM UMA APROXIMAÇÃO DA DIDÁTICA FUNDAMENTAL COM A TEORIA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS, UMA VEZ QUE ESSA ÚLTIMA APONTA PARA ASPECTOS TRANSFORMADORES DA CONTEMPORANEIDADE. ALÉM DISSO, DESTACA A CONCEPÇÃO DA DIDÁTICA FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO AO EDUCADOR, DE MODO QUE, ATRAVÉS DE UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM O DISCENTE, SEJA CAPAZ DE DESOCULTAR A IDEOLOGIA NO PROCESSO EDUCACIONAL, CONTRIBUINDO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, NUM PROCESSO QUE VISA À EMANCIPAÇÃO.