EXISTE ATUALMENTE VÁRIAS DILIGÊNCIAS SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO DOS ALUNOS POR PARTE DOS
PROFESSORES. SABE-SE QUE A AVALIAR É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA QUE VERIFICAR SE OS RESULTADOS
ESPERADOS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM FORAM ALCANÇADOS, E SE EXERCER A PROMOÇÃO DOS ALUNOS
PARA AS SÉRIES QUE SE SUCEDEM. SEGUINDO ESSE PRESSUPOSTO, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO
DISCUTIR COMO O ATO DE AVALIAR PODE INFLUENCIAR NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. PARA ISSO, BUSCOU-SE
AUXÍLIO NAS AFIRMATIVAS DE TEÓRICOS COMO LUCKESI (1998), SANT’ANA (2005) E MORETO (2003) E
OUTROS QUE FAZEM REFERÊNCIAS A TEMÁTICA ABORDADA NESSE TRABALHO. POSTERIORMENTE, FOI REALIZADO
UMA SONDAGEM FEITA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETIVO DE
ANALISAR COMO TEM OCORRIDO O PROCESSO AVALIATIVO EM SALA DE AULA E COMO TEM SIDO A RELAÇÃO DOS
MESMOS COM OS SEUS PROFESSORES EM SALA DE AULA.