A AÇÃO AVALIATIVA É INDISSOCIÁVEL DO PROCESSO DE ENSINO, VISTA COMO UM INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES. A PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E OS SEUS EFEITOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CARIÚS-CE. PARA A REALIZAÇÃO DESTA INVESTIGAÇÃO, A METODOLOGIA DO ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO EXPLORATÓRIA, PESQUISA DE CAMPO, APLICADA DE ABORDAGEM QUALITATIVA JUNTO AOS DOCENTES (N=8) DAS INSTITUIÇÕES PESQUISADAS, PARA ASSIM COMPREENDER OS EFEITOS DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NA PRÁTICA DOCENTE. OS RESULTADOS ADVINDOS PERMITIRAM IDENTIFICAR A IMPOSIÇÃO DE PRÁTICAS ENRIJECIDAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, CORROBORANDO APENAS PARA MECANICIDADE E APRENDIZAGEM POR REPETIÇÃO DOS CONTEÚDOS. OS ACHADOS DO ESTUDO REMETEM A INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ATO PEDAGÓGICO, HAJA VISTA, A EXIGÊNCIA CONSTANTE DOS GESTORES POR RESULTADOS MENSURÁVEIS DE DESEMPENHO DOS DISCENTES, E ADAPTAÇÃO DA ESCOLA AOS PADRÕES E METAS INSTITUÍDOS PELOS INDICADORES DESSAS PROVAS.