ATUALMENTE HÁ UM NÚMERO CRESCENTE DE ESTUDANTES QUE APRESENTAM DEMANDAS RELACIONADAS A DIFICULDADES ACADÊMICAS E SOFRIMENTO PSÍQUICO, SENDO CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS E ESPAÇOS QUE PERMITAM UMA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA ACADÊMICA. NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (PEE) CONSIDERA-SE A UNIVERSIDADE UM ESPAÇO DESAFIADOR ONDE OS INDIVÍDUOS MANIFESTAM DEMANDAS DE VÁRIAS NATUREZAS, TAIS COMO: FRUSTRAÇÃO; DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO, DE APRENDIZAGEM, DE TRANSIÇÃO E NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO; EVASÃO; SINTOMAS DEPRESSIVOS; SENSAÇÃO DE DESGASTE FÍSICO E MENTAL, DENTRE OUTRAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO REALIZADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), NO SETOR DA PRÓ-REITORIA ESTUDANTIL (PROEST), NO ESTÁGIO ESPECÍFICO I, REALIZADO NA GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA, ONDE FORAM DESENVOLVIDAS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO JUNTO AOS(ÀS) ESTUDANTES. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI UTILIZADO RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ATIVIDADE DE ESTÁGIO ESPECÍFICO REALIZADO NO PERÍODO DE MAIO A SETEMBRO DE 2019. COMO RESULTADOS, FOI ESTREITADA A APROXIMAÇÃO COM O CAMPO DE ESTÁGIO NA PERSPECTIVA DE PRÁTICA PROFISSIONAL AO VIVENCIAR E PARTICIPAR DE ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA EM UM PROJETO SOBRE QUALIDADE DE VIDA ACADÊMICA E EM UM PROJETO PILOTO UTILIZANDO CARTAS DISCUTIR ASPECTOS DA VIDA ACADÊMICA. CONCLUI-SE QUE A UNIVERSIDADE APRESENTA-SE COMO LÓCUS IMPORTANTE PARA ATUAÇÃO DA PEE, ONDE CADA VEZ MAIS DEMANDAS SÃO APRESENTADAS À PSICOLOGIA. ESSE CENÁRIO REQUER DO(A) PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA COMPROMISSO E CRIATIVIDADE PARA ATENDER AOS(ÀS) ESTUDANTES NAS SUAS SINGULARIDADES E PROCESSOS DE ADOECIMENTO/SOFRIMENTO PSÍQUICO NESSE AMBIENTE.