A SEMÂNTICA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58802 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 244 "inscrito_id" => 4786 "titulo" => "A SEMÂNTICA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "APRESENTAMOS NESTE ARTIGO, O RESULTADO DE LEITURAS E DISCUSSÕES ACERCA DA SEMÂNTICA – BEM COMO OS RESULTADOS DE UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA SOBRE A SUA INSERÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR A PARTIR DAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E/OU FRAGMENTOS TEXTUAIS, SUGERIDAS PELO PROFESSOR, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O LIVRO DIDÁTICO. TEMOS, POIS, O OBJETIVO DE CONTRIBUIR PARA COM ESSA DISCUSSÃO, BEM COMO LEVANTAR POSSIBILIDADES PARA NOVAS PESQUISAS AS QUAIS PODERÃO AVANÇAR DENTRO DESSE TEMA. DESSE MODO, AMPLIAREMOS O DEBATE SOBRE O LIVRO DIDÁTICO QUE CHEGA ÀS NOSSAS ESCOLAS, EVIDENCIANDO SUA RELEVÂNCIA ENQUANTO SUPORTE DIDÁTICO-METODOLÓGICO E A NECESSIDADE DE MAIS ATENÇÃO QUANTO À SUA ESCOLHA E UTILIZAÇÃO NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. POSSIBILITAREMOS, A PARTIR DA ANÁLISE DE ENCAMINHAMENTOS DE ATIVIDADES SOB O TÓPICO “REFLEXÃO LINGUÍSTICA NA PRÁTICA”, A VERIFICAÇÃO DE UM TRABALHO QUE PRIORIZA A GRAMATICA, FATO QUE EXIGIRÁ CADA VEZ MAIS UM PROFESSOR PREPARADO PARA MODIFICAR SEUS MÉTODOS E, MESMO SEM QUE A GRAMÁTICA NORMATIVA DEIXE DE SER ENSINADA, CONSIGA TORNAR AS AULAS MAIS ATRATIVAS FAZENDO COM QUE OS ALUNOS PERCEBAM O MUNDO EM SUA VOLTA ENVOLTO NAS ATIVIDADES DE USO DA LÍNGUA. POSSIVELMENTE, DESPERTAREMOS UMA INQUIETAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO, QUANTO À RELEVÂNCIA DE UMA REFLEXÃO SOBRE A SUA PRÁTICA NÃO PERMITINDO QUE O TRADICIONAL ENSINO DA LÍNGUA, SEJA PERPETUADO EM DETRIMENTO DAS PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E VALORAÇÃO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS O QUE, CONSEQUENTEMENTE, SIGNIFICARÁ A VALORIZAÇÃO DOS SEUS PRÓPRIOS USUÁRIOS. DÃO SUPORTE ÀS NOSSAS DISCUSSÕES AUTORES COMO: GERALDI (1993); MARTELOTTA (2008); KOCH (2006); ILARI (2001) ENTRE OUTROS QUE CONTRIBUEM PARA A EXPANSÃO REFLEXIVA DESTA TEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "SEMÂNTICA, ATIVIDADES, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID4786_07052019121809.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ALDAIR NETO" "autor_nome_curto" => "ALDAIR NETO" "autor_email" => "profaldairneto@bol.com.br" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58802 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 244 "inscrito_id" => 4786 "titulo" => "A SEMÂNTICA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "APRESENTAMOS NESTE ARTIGO, O RESULTADO DE LEITURAS E DISCUSSÕES ACERCA DA SEMÂNTICA – BEM COMO OS RESULTADOS DE UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA SOBRE A SUA INSERÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR A PARTIR DAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E/OU FRAGMENTOS TEXTUAIS, SUGERIDAS PELO PROFESSOR, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O LIVRO DIDÁTICO. TEMOS, POIS, O OBJETIVO DE CONTRIBUIR PARA COM ESSA DISCUSSÃO, BEM COMO LEVANTAR POSSIBILIDADES PARA NOVAS PESQUISAS AS QUAIS PODERÃO AVANÇAR DENTRO DESSE TEMA. DESSE MODO, AMPLIAREMOS O DEBATE SOBRE O LIVRO DIDÁTICO QUE CHEGA ÀS NOSSAS ESCOLAS, EVIDENCIANDO SUA RELEVÂNCIA ENQUANTO SUPORTE DIDÁTICO-METODOLÓGICO E A NECESSIDADE DE MAIS ATENÇÃO QUANTO À SUA ESCOLHA E UTILIZAÇÃO NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. POSSIBILITAREMOS, A PARTIR DA ANÁLISE DE ENCAMINHAMENTOS DE ATIVIDADES SOB O TÓPICO “REFLEXÃO LINGUÍSTICA NA PRÁTICA”, A VERIFICAÇÃO DE UM TRABALHO QUE PRIORIZA A GRAMATICA, FATO QUE EXIGIRÁ CADA VEZ MAIS UM PROFESSOR PREPARADO PARA MODIFICAR SEUS MÉTODOS E, MESMO SEM QUE A GRAMÁTICA NORMATIVA DEIXE DE SER ENSINADA, CONSIGA TORNAR AS AULAS MAIS ATRATIVAS FAZENDO COM QUE OS ALUNOS PERCEBAM O MUNDO EM SUA VOLTA ENVOLTO NAS ATIVIDADES DE USO DA LÍNGUA. POSSIVELMENTE, DESPERTAREMOS UMA INQUIETAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO, QUANTO À RELEVÂNCIA DE UMA REFLEXÃO SOBRE A SUA PRÁTICA NÃO PERMITINDO QUE O TRADICIONAL ENSINO DA LÍNGUA, SEJA PERPETUADO EM DETRIMENTO DAS PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E VALORAÇÃO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS O QUE, CONSEQUENTEMENTE, SIGNIFICARÁ A VALORIZAÇÃO DOS SEUS PRÓPRIOS USUÁRIOS. DÃO SUPORTE ÀS NOSSAS DISCUSSÕES AUTORES COMO: GERALDI (1993); MARTELOTTA (2008); KOCH (2006); ILARI (2001) ENTRE OUTROS QUE CONTRIBUEM PARA A EXPANSÃO REFLEXIVA DESTA TEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "SEMÂNTICA, ATIVIDADES, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID4786_07052019121809.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ALDAIR NETO" "autor_nome_curto" => "ALDAIR NETO" "autor_email" => "profaldairneto@bol.com.br" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }