Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SEMÂNTICA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA

Palavra-chaves: SEMÂNTICA, ATIVIDADES, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58802
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 4786
    "titulo" => "A SEMÂNTICA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA"
    "resumo" => "APRESENTAMOS NESTE ARTIGO, O RESULTADO DE LEITURAS E DISCUSSÕES ACERCA DA SEMÂNTICA – BEM COMO OS RESULTADOS DE UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA SOBRE A SUA INSERÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR A PARTIR DAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E/OU FRAGMENTOS TEXTUAIS, SUGERIDAS PELO PROFESSOR, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O LIVRO DIDÁTICO. TEMOS, POIS, O OBJETIVO DE CONTRIBUIR PARA COM ESSA DISCUSSÃO, BEM COMO LEVANTAR POSSIBILIDADES PARA NOVAS PESQUISAS AS QUAIS PODERÃO AVANÇAR DENTRO DESSE TEMA. DESSE MODO, AMPLIAREMOS O DEBATE SOBRE O LIVRO DIDÁTICO QUE CHEGA ÀS NOSSAS ESCOLAS, EVIDENCIANDO SUA RELEVÂNCIA ENQUANTO SUPORTE DIDÁTICO-METODOLÓGICO E A NECESSIDADE DE MAIS ATENÇÃO QUANTO À SUA ESCOLHA E UTILIZAÇÃO NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. POSSIBILITAREMOS, A PARTIR DA ANÁLISE DE ENCAMINHAMENTOS DE ATIVIDADES SOB O TÓPICO “REFLEXÃO LINGUÍSTICA NA PRÁTICA”, A VERIFICAÇÃO DE UM TRABALHO QUE PRIORIZA A GRAMATICA, FATO QUE EXIGIRÁ CADA VEZ MAIS UM PROFESSOR PREPARADO PARA MODIFICAR SEUS MÉTODOS E, MESMO SEM QUE A GRAMÁTICA NORMATIVA DEIXE DE SER ENSINADA, CONSIGA TORNAR AS AULAS MAIS ATRATIVAS FAZENDO COM QUE OS ALUNOS PERCEBAM O MUNDO EM SUA VOLTA ENVOLTO NAS ATIVIDADES DE USO DA LÍNGUA. POSSIVELMENTE, DESPERTAREMOS UMA INQUIETAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO, QUANTO À RELEVÂNCIA DE UMA REFLEXÃO SOBRE A SUA PRÁTICA NÃO PERMITINDO QUE O TRADICIONAL ENSINO DA LÍNGUA, SEJA PERPETUADO EM DETRIMENTO DAS PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E VALORAÇÃO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS O QUE, CONSEQUENTEMENTE, SIGNIFICARÁ A VALORIZAÇÃO DOS SEUS PRÓPRIOS USUÁRIOS. DÃO SUPORTE ÀS NOSSAS DISCUSSÕES AUTORES COMO: GERALDI (1993); MARTELOTTA (2008); KOCH (2006); ILARI (2001) ENTRE OUTROS QUE CONTRIBUEM PARA A EXPANSÃO REFLEXIVA DESTA TEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "SEMÂNTICA, ATIVIDADES, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID4786_07052019121809.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO ALDAIR NETO"
    "autor_nome_curto" => "ALDAIR NETO"
    "autor_email" => "profaldairneto@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58802
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 4786
    "titulo" => "A SEMÂNTICA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA"
    "resumo" => "APRESENTAMOS NESTE ARTIGO, O RESULTADO DE LEITURAS E DISCUSSÕES ACERCA DA SEMÂNTICA – BEM COMO OS RESULTADOS DE UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA SOBRE A SUA INSERÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR A PARTIR DAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E/OU FRAGMENTOS TEXTUAIS, SUGERIDAS PELO PROFESSOR, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O LIVRO DIDÁTICO. TEMOS, POIS, O OBJETIVO DE CONTRIBUIR PARA COM ESSA DISCUSSÃO, BEM COMO LEVANTAR POSSIBILIDADES PARA NOVAS PESQUISAS AS QUAIS PODERÃO AVANÇAR DENTRO DESSE TEMA. DESSE MODO, AMPLIAREMOS O DEBATE SOBRE O LIVRO DIDÁTICO QUE CHEGA ÀS NOSSAS ESCOLAS, EVIDENCIANDO SUA RELEVÂNCIA ENQUANTO SUPORTE DIDÁTICO-METODOLÓGICO E A NECESSIDADE DE MAIS ATENÇÃO QUANTO À SUA ESCOLHA E UTILIZAÇÃO NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. POSSIBILITAREMOS, A PARTIR DA ANÁLISE DE ENCAMINHAMENTOS DE ATIVIDADES SOB O TÓPICO “REFLEXÃO LINGUÍSTICA NA PRÁTICA”, A VERIFICAÇÃO DE UM TRABALHO QUE PRIORIZA A GRAMATICA, FATO QUE EXIGIRÁ CADA VEZ MAIS UM PROFESSOR PREPARADO PARA MODIFICAR SEUS MÉTODOS E, MESMO SEM QUE A GRAMÁTICA NORMATIVA DEIXE DE SER ENSINADA, CONSIGA TORNAR AS AULAS MAIS ATRATIVAS FAZENDO COM QUE OS ALUNOS PERCEBAM O MUNDO EM SUA VOLTA ENVOLTO NAS ATIVIDADES DE USO DA LÍNGUA. POSSIVELMENTE, DESPERTAREMOS UMA INQUIETAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO, QUANTO À RELEVÂNCIA DE UMA REFLEXÃO SOBRE A SUA PRÁTICA NÃO PERMITINDO QUE O TRADICIONAL ENSINO DA LÍNGUA, SEJA PERPETUADO EM DETRIMENTO DAS PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E VALORAÇÃO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS O QUE, CONSEQUENTEMENTE, SIGNIFICARÁ A VALORIZAÇÃO DOS SEUS PRÓPRIOS USUÁRIOS. DÃO SUPORTE ÀS NOSSAS DISCUSSÕES AUTORES COMO: GERALDI (1993); MARTELOTTA (2008); KOCH (2006); ILARI (2001) ENTRE OUTROS QUE CONTRIBUEM PARA A EXPANSÃO REFLEXIVA DESTA TEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "SEMÂNTICA, ATIVIDADES, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID4786_07052019121809.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO ALDAIR NETO"
    "autor_nome_curto" => "ALDAIR NETO"
    "autor_email" => "profaldairneto@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

APRESENTAMOS NESTE ARTIGO, O RESULTADO DE LEITURAS E DISCUSSÕES ACERCA DA SEMÂNTICA – BEM COMO OS RESULTADOS DE UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA SOBRE A SUA INSERÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR A PARTIR DAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E/OU FRAGMENTOS TEXTUAIS, SUGERIDAS PELO PROFESSOR, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O LIVRO DIDÁTICO. TEMOS, POIS, O OBJETIVO DE CONTRIBUIR PARA COM ESSA DISCUSSÃO, BEM COMO LEVANTAR POSSIBILIDADES PARA NOVAS PESQUISAS AS QUAIS PODERÃO AVANÇAR DENTRO DESSE TEMA. DESSE MODO, AMPLIAREMOS O DEBATE SOBRE O LIVRO DIDÁTICO QUE CHEGA ÀS NOSSAS ESCOLAS, EVIDENCIANDO SUA RELEVÂNCIA ENQUANTO SUPORTE DIDÁTICO-METODOLÓGICO E A NECESSIDADE DE MAIS ATENÇÃO QUANTO À SUA ESCOLHA E UTILIZAÇÃO NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. POSSIBILITAREMOS, A PARTIR DA ANÁLISE DE ENCAMINHAMENTOS DE ATIVIDADES SOB O TÓPICO “REFLEXÃO LINGUÍSTICA NA PRÁTICA”, A VERIFICAÇÃO DE UM TRABALHO QUE PRIORIZA A GRAMATICA, FATO QUE EXIGIRÁ CADA VEZ MAIS UM PROFESSOR PREPARADO PARA MODIFICAR SEUS MÉTODOS E, MESMO SEM QUE A GRAMÁTICA NORMATIVA DEIXE DE SER ENSINADA, CONSIGA TORNAR AS AULAS MAIS ATRATIVAS FAZENDO COM QUE OS ALUNOS PERCEBAM O MUNDO EM SUA VOLTA ENVOLTO NAS ATIVIDADES DE USO DA LÍNGUA. POSSIVELMENTE, DESPERTAREMOS UMA INQUIETAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO, QUANTO À RELEVÂNCIA DE UMA REFLEXÃO SOBRE A SUA PRÁTICA NÃO PERMITINDO QUE O TRADICIONAL ENSINO DA LÍNGUA, SEJA PERPETUADO EM DETRIMENTO DAS PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E VALORAÇÃO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS O QUE, CONSEQUENTEMENTE, SIGNIFICARÁ A VALORIZAÇÃO DOS SEUS PRÓPRIOS USUÁRIOS. DÃO SUPORTE ÀS NOSSAS DISCUSSÕES AUTORES COMO: GERALDI (1993); MARTELOTTA (2008); KOCH (2006); ILARI (2001) ENTRE OUTROS QUE CONTRIBUEM PARA A EXPANSÃO REFLEXIVA DESTA TEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.