ESTA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO, DO TIPO ESTUDO DE CASO. SURGIU NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA, EM SOBRAL, CEARÁ. SEU OBJETIVO FOI UTILIZAR A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM OS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. FORAM SELECIONADAS TRÊS HISTÓRIAS A SEREM CONTADAS PARA ALUNOS DO SEGMENTO ORA MENCIONADO. O CRITÉRIO DE SELEÇÃO UTILIZADO FOI TER, DENTRO DA HISTÓRIA, POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO DOS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS, NA PERSPECTIVA DE LORENZATO (2008). O PROFESSOR CONTAVA A HISTÓRIA POR MEIO DA LEITURA E MANIPULAÇÃO DO LIVRO, EXPLORAÇÃO DAS IMAGENS E DRAMATIZAÇÃO. A CADA ENCONTRO AS CRIANÇAS DEMONSTRAVAM MAIOR INTERESSE E ANSIEDADE PELAS AULAS. OS PROCESSOS MENTAIS FORAM TRABALHADOS POR MEIO DE PERGUNTAS E SOLICITAÇÃO DE EXPRESSÃO DO CONHECIMENTO (ORAL, GESTUAL, PICTÓRICO E ALGORITMO). VERIFICOU-SE QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA TRABALHADO POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PODE SE CONSOLIDAR COMO FERRAMENTA LÚDICA E INTERDISCIPLINAR DE RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COMO UM TODO. É UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHAR OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A INTERDISCIPLINARIDADE.