DA EDUCAÇÃO INADEQUADA DOS SURDOS À ESCOLA BILINGUE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59777 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5548 "inscrito_id" => 13605 "titulo" => "DA EDUCAÇÃO INADEQUADA DOS SURDOS À ESCOLA BILINGUE" "resumo" => "A EDUCAÇÃO DO SURDO É MARCADA POR UMA NEGAÇÃO DE SUA LÍNGUA DE SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA, O QUE GEROU IMPASSES EDUCACIONAIS, DURANTE MUITAS DÉCADAS, COMPREENDENDO MUITO INVESTIMENTO E LUTAS PARA SE REVELAR QUE ESSA LÍNGUA É INERENTE AO SURDO E QUE A IMPOSIÇÃO DA ORALIZAÇÃO GERA ATRASOS E SOFRIMENTO. A FIM DE APRESENTAR ESSE PERCURSO, O PRESENTE ESTUDO ABORDA A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS A PARTIR DO RECORTE DE UMA DAS CATEGORIAS ELENCADAS NA PESQUISA ORIGINAL DE DOUTORAMENTO, QUE TEVE O SURDO COMO OBJETO DE PESQUISA, POR MEIO DO MÉTODO ETNOGRÁFICO COM O USO DO GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA, PARA INVESTIGAÇÃO NO GRUPO DE DEZ SURDOS, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CURSOS DIVERSOS, E O GRUPO DE SEUS FAMILIARES, TODOS OUVINTES. PARA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES FEZ-SE USO DO SOFTWARE NVIVO, QUE GEROU OITO CATEGORIAS. COMO O FOCO ATUAL É A EDUCAÇÃO DO SURDO, ELEGEMOS VERSAR SOBRE A CATEGORIA ESCOLARIZAÇÃO INADEQUADA. COM ESTE RECORTE O ESTUDO APRESENTA O OBJETIVO DE DESCREVER COMO SE DEU A EDUCAÇÃO DO SURDO DESDE UMA ESCOLA PRIMORDIALMENTE ORALIZADA À ESCOLA BILINGUE. À MEDIDA QUE PODERIA HAVER GANHOS PARA OS SURDOS E EDUCADORES AO IDENTIFICAR A POSSIBILIDADE DE O SURDO FAZER USO DE SUA PRIMEIRA LÍNGUA, EM SEU PROCESSO EDUCATIVO, E A LÍNGUA PORTUGUESA COMPREENDIDA COMO SEGUNDA LÍNGUA. O ESTUDO APORTOU NA BASE CONCEITUAL: DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA, DA EDUCAÇÃO DE SURDO E DA CULTURA SURDA. E OBTEVE COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A IDENTIFICAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUE AINDA CAMINHA PARA A ESCOLA BILINGUE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO SURDO, SURDO, LÍNGUA DE SINAIS, INCLUSÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID13605_03102019172213.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA REBECA MEDEIROS " "autor_nome_curto" => "ANA REBECA" "autor_email" => "anarebecamn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FORTALEZA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59777 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5548 "inscrito_id" => 13605 "titulo" => "DA EDUCAÇÃO INADEQUADA DOS SURDOS À ESCOLA BILINGUE" "resumo" => "A EDUCAÇÃO DO SURDO É MARCADA POR UMA NEGAÇÃO DE SUA LÍNGUA DE SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA, O QUE GEROU IMPASSES EDUCACIONAIS, DURANTE MUITAS DÉCADAS, COMPREENDENDO MUITO INVESTIMENTO E LUTAS PARA SE REVELAR QUE ESSA LÍNGUA É INERENTE AO SURDO E QUE A IMPOSIÇÃO DA ORALIZAÇÃO GERA ATRASOS E SOFRIMENTO. A FIM DE APRESENTAR ESSE PERCURSO, O PRESENTE ESTUDO ABORDA A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS A PARTIR DO RECORTE DE UMA DAS CATEGORIAS ELENCADAS NA PESQUISA ORIGINAL DE DOUTORAMENTO, QUE TEVE O SURDO COMO OBJETO DE PESQUISA, POR MEIO DO MÉTODO ETNOGRÁFICO COM O USO DO GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA, PARA INVESTIGAÇÃO NO GRUPO DE DEZ SURDOS, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CURSOS DIVERSOS, E O GRUPO DE SEUS FAMILIARES, TODOS OUVINTES. PARA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES FEZ-SE USO DO SOFTWARE NVIVO, QUE GEROU OITO CATEGORIAS. COMO O FOCO ATUAL É A EDUCAÇÃO DO SURDO, ELEGEMOS VERSAR SOBRE A CATEGORIA ESCOLARIZAÇÃO INADEQUADA. COM ESTE RECORTE O ESTUDO APRESENTA O OBJETIVO DE DESCREVER COMO SE DEU A EDUCAÇÃO DO SURDO DESDE UMA ESCOLA PRIMORDIALMENTE ORALIZADA À ESCOLA BILINGUE. À MEDIDA QUE PODERIA HAVER GANHOS PARA OS SURDOS E EDUCADORES AO IDENTIFICAR A POSSIBILIDADE DE O SURDO FAZER USO DE SUA PRIMEIRA LÍNGUA, EM SEU PROCESSO EDUCATIVO, E A LÍNGUA PORTUGUESA COMPREENDIDA COMO SEGUNDA LÍNGUA. O ESTUDO APORTOU NA BASE CONCEITUAL: DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA, DA EDUCAÇÃO DE SURDO E DA CULTURA SURDA. E OBTEVE COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A IDENTIFICAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUE AINDA CAMINHA PARA A ESCOLA BILINGUE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO SURDO, SURDO, LÍNGUA DE SINAIS, INCLUSÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID13605_03102019172213.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA REBECA MEDEIROS " "autor_nome_curto" => "ANA REBECA" "autor_email" => "anarebecamn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FORTALEZA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }