A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVE ULTRAPASSAR OS MUROS DA ESCOLA E SE FUNDAMENTAR NOS ALICERCES EDUCACIONAIS, ATRAVÉS DA GESTÃO ESCOLAR E DOS ESPAÇOS FÍSICOS, PARA PROMOVER A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ESCOLAR E O FORTALECIMENTO DOS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEMPRE COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. OBJETIVANDO IDENTIFICAR OS PILARES DE CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DESCRITIVA A PARTIR DOS REGISTROS NO SISTEMA, NOS EIXOS CURRÍCULO, GESTÃO AMBIENTAL, ESPAÇO FÍSICO E COMUNICAÇÃO AMBIENTAL A FIM DE ANALISAR OS ELEMENTOS CONTEXTUAIS DE UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL. AO SEREM OBSERVADOS TODOS OS PROCESSOS DA UNIDADE ESCOLAR, CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE PELOS SEUS ATORES, PODE-SE IDENTIFICAR QUE MUITAS AÇÕES IMPLANTADAS CONTRIBUEM PARA UMA CONSCIÊNCIA BASEADA NA RAZÃO E NAS NECESSIDADES DO BEM ESTAR COLETIVO. CONCLUIU-SE QUE OS DESAFIOS ATUAIS DEVEM SER SUPERADOS A PARTIR DA AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO DE UNIDADE ESCOLAR COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR.