ESTE ESTUDO ANALISOU O IMPACTO DO USO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL AMAZONENSE. A EXPERIÊNCIA ACONTECEU EM TRÊS FASES: NA PRIMEIRA FORAM APRESENTADOS OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO ASSUNTO, NA SEGUNDA FORAM MOSTRADOS ALGUNS JOGOS EXISTENTES E QUE PODERIAM AUXILIAR O APRENDIZADO E NA TERCEIRA FORAM DESENVOLVIDOS DOIS JOGOS. O PRIMEIRO FOI UM JOGO DE TABULEIRO E O OUTRO, O QUIZ BIOLOGIA, JOGO ELETRÔNICO, COM O USO DE TABLETS, DISTRIBUÍDOS PARA CADA EQUIPE. CADA ACERTO PERMITIA ANDAR 2 CASAS, PARA AS QUESTÕES FÁCEIS, 4 PARA AS MÉDIAS E 5 PARA AS DIFÍCEIS, VENCENDO A EQUIPE QUE PRIMEIRO ALCANÇASSE A CASA DE CHEGADA. OS RESULTADOS MOSTRARAM: A) OS ALUNOS NÃO SABIAM QUE HAVIA JOGOS LÚDICOS PARA APRENDER CONTEÚDO DE AULA; B) HOUVE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER EM TODOS ELES; C) DESCOBRIRAM QUE APRENDER PODE DAR PRAZER; HOUVE DA MOTIVAÇÃO E MELHORIA DO RELACIONAMENTO ENTRE OS MEMBROS DA EQUIPE E COM OUTROS COLEGAS DE TURMA. A CONCLUSÃO MOSTRA QUE OS JOGOS LÚDICOS PODEM SER IMPORTANTES ALIADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PORQUE, ALÉM DE GERAREM OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM, COLABORAM PARA A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTIVACIONAIS E RELACIONAIS.