Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO IMPACTO DO USO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA - INTERIOR DO AMAZONAS-AM

Palavra-chaves: JOGOS LÚDICOS, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA, RECURSOS TECNOLÓGICOS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO ANALISOU O IMPACTO DO USO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL AMAZONENSE. A EXPERIÊNCIA ACONTECEU EM TRÊS FASES: NA PRIMEIRA FORAM APRESENTADOS OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO ASSUNTO, NA SEGUNDA FORAM MOSTRADOS ALGUNS JOGOS EXISTENTES E QUE PODERIAM AUXILIAR O APRENDIZADO E NA TERCEIRA FORAM DESENVOLVIDOS DOIS JOGOS. O PRIMEIRO FOI UM JOGO DE TABULEIRO E O OUTRO, O QUIZ BIOLOGIA, JOGO ELETRÔNICO, COM O USO DE TABLETS, DISTRIBUÍDOS PARA CADA EQUIPE. CADA ACERTO PERMITIA ANDAR 2 CASAS, PARA AS QUESTÕES FÁCEIS, 4 PARA AS MÉDIAS E 5 PARA AS DIFÍCEIS, VENCENDO A EQUIPE QUE PRIMEIRO ALCANÇASSE A CASA DE CHEGADA. OS RESULTADOS MOSTRARAM: A) OS ALUNOS NÃO SABIAM QUE HAVIA JOGOS LÚDICOS PARA APRENDER CONTEÚDO DE AULA; B) HOUVE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER EM TODOS ELES; C) DESCOBRIRAM QUE APRENDER PODE DAR PRAZER; HOUVE DA MOTIVAÇÃO E MELHORIA DO RELACIONAMENTO ENTRE OS MEMBROS DA EQUIPE E COM OUTROS COLEGAS DE TURMA. A CONCLUSÃO MOSTRA QUE OS JOGOS LÚDICOS PODEM SER IMPORTANTES ALIADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PORQUE, ALÉM DE GERAREM OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM, COLABORAM PARA A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTIVACIONAIS E RELACIONAIS.

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