A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A PRESENÇA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES TRADICIONAIS COMO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E VERIFICAR A RECEPTIVIDADE DO CONTEÚDO PELOS ESCOLARES. O ESTUDO FOI REALIZADO POR MEIO DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE E TEVE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA DE CUNHO QUALITATIVO. FOI REALIZADA NA CIDADE DE FORTALEZA – CE E CONCRETIZADA DURANTE O MÊS DE JANEIRO E FEVEREIRO DE 2019, SENDO REALIZADA COM PROFESSORES ATUANTES NOS NÍVEIS DE ENSINO DO FUNDAMENTAL, SÉRIES INICIAIS E SÉRIES FINAIS (1° ANO AO 9°ANO). FOI REALIZADA COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TODOS ATUANTES NA REDE BÁSICA DE ENSINO, EM ESCOLAS DE UNIDADES MANTENEDORAS PÚBLICAS E PRIVADAS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM 10 PERGUNTAS. CONCLUIU-SE QUE OS PROFESSORES ATUANTES NA REDE BÁSICA DE ENSINO, UTILIZAM OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES TRADICIONAIS COMO CONTEÚDO E QUE O MESMO TEM UM VALOR SIGNIFICATIVO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESCOLARES.