É POR MEIO DO AMBIENTE ESCOLAR QUE OS ALUNOS COMEÇAM COM O APRENDIZADO FORMAL DA LEITURA E DA
ESCRITA, PARA ISSO É PRECISO QUE O PROFESSOR PROMOVA ESTRATÉGIAS QUE DESPERTEM NO EDUCANDO O INTERESSE
EM APRENDER. NESSA ETAPA, É IMPORTANTE A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM BRINCADEIRAS,
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL E EMOCIONAL. DESSA FORMA, O LÚDICO DEVE SER INSTRUMENTO
INDISPENSÁVEL NAS AULAS DIRECIONADAS ÀS SÉRIES INICIAIS, JÁ QUE O MESMO ENVOLVE ATIVIDADES QUE
ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO A REFLEXÃO SOBRE
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FORMA DE FACILITAR O APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS DAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO, ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EMBASADO EM TEÓRICOS CONCEITUADOS SOBRE O TEMA COMO FRANÇA (2013),
RODRIGUES, (2013), ARAUJO (2017), ENTRE OUTROS. COMO RESULTADOS VERIFICAMOS QUE O ENSINO DA LEITURA E
ESCRITA MUITAS DAS VEZES CONFIGURA-SE COMO ATIVIDADE MECÂNICA O QUE LEVA O ALUNO A TER DIFICULDADE EM
SEU APRENDIZADO, POR OUTRO LADO COMPREENDEMOS QUE O LÚDICO PERMITE UM MAIOR DESENVOLVIMENTO DA
APRENDIZAGEM, SENDO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. LOGO, NESSA PRIMEIRA ETAPA DO
ENSINO FUNDAMENTAL FAZ NECESSÁRIO QUE O LÚDICO ESTEJA CONSTANTEMENTE PRESENTE NA SALA DE AULA.