A FINALIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DAS LICENCIATURAS É A DE PROPORCIONAR AOS GRADUANDOS UM CONTATO MAIOR COM AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, POSSIBILITANDO, ASSIM, UM PERÍODO DE VIVÊNCIA E OBSERVAÇÃO NÃO SOMENTE DA PRÁTICA DA DOCÊNCIA, MAS TAMBÉM DO COTIDIANO DAS ESCOLAS COMO UM TODO, FAZENDO REFLETIR SOBRE A REALIDADE DO SISTEMA EDUCACIONAL E OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PROFISSÃO DOCENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM ENSINO FUNDAMENTAL E A PARTIR DISSO, ANALISAR E REFLETIR A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. E, APOIADO NESSA DISCUSSÃO, PENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS POSSIBILIDADES DENTRO DO ESTÁGIO. A ATIVIDADE FAZ PARTE DA EMENTA DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, QUE TEM COMO FOCO A ATUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II, REALIZADO NO SEXTO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA. O PERÍODO DE ABRANGÊNCIA DO ESTÁGIO FOI DE 06 DE FEVEREIRO DE 2019 À 03 DE MARÇO DO MESMO ANO, REALIZADO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL TRAJANO DE MEDEIROS LOCALIZADA EM SOBRAL, CEARÁ. DESTE MODO, OBSERVAMOS QUE A PRÁTICA DO ESTÁGIO SE CONFIGURA COMO INSTRUMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, PROPICIANDO NOVOS CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA INSERÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR.