ESTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR COMO A QUESTÃO DE GÊNERO ESTÁ INSERIDA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS, ESPECIALMENTE NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL E NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, NA DÉCADA DE 1990. COMO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, FOI UTILIZADA A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, COM O AUXÍLIO DAS PESQUISAS DE TIPO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. AS INFORMAÇÕES COLETADAS FORAM ANALISADAS SEGUINDO AS ETAPAS: LEVANTAMENTO DOS TEXTOS (POLÍTICAS, LEGISLAÇÕES, DOCUMENTOS ETC.), CLASSIFICAÇÃO, CATEGORIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO. A PARTIR DOS RESULTADOS, OBSERVA-SE QUE, EMBORA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS OBJETIVEM GARANTIR O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA MENINAS E MULHERES, NÃO LEVAM EM CONTA AS SUAS TRAJETÓRIAS QUE, HISTÓRICA E CULTURALMENTE, SÃO DIFERENTES DAS DOS HOMENS E REFLETEM MUITO MAIS SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO, PRIVAÇÃO E VIOLAÇÃO SISTEMÁTICA DE DIREITOS. ASSIM, GARANTIR QUE MULHERES E MENINAS SEJAM INSERIDAS NA ESCOLA É FUNDAMENTAL, MAS É IGUALMENTE NECESSÁRIO POSSIBILITAR SUA PERMANÊNCIA E IGUALDADE DE DIREITOS ALIADAS ÀS DEMAIS POLÍTICAS PÚBLICAS, A SABER: SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, TRABALHO, MORADIA, TRANSPORTE, LAZER, SEGURANÇA, PREVIDÊNCIA SOCIAL, ASSISTÊNCIA À MATERNIDADE E À INFÂNCIA.