EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO POR MEIO DA LITERATURA DE CORDEL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60060 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4092 "inscrito_id" => 10737 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO POR MEIO DA LITERATURA DE CORDEL" "resumo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE EDUCACIONAL QUE EXIGE ELEMENTOS VARIADOS E SIGNIFICATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA, O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXIGÊNCIA EM DIVERSIFICAR AS METODOLOGIAS TRABALHADAS EM SALA DE AULA COMO FORMA DE DESPERTAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE OS CONHECIMENTOS INTERNOS E EXTERNOS À ESCOLA E ASSIM AJUDÁ-LOS A CONSTRUIR SUAS IDENTIDADES. A PARTIR DESSE CONTEXTO A PRESENTE PESQUISA É DELINEADA EM BUSCA DE CONHECER AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES OBJETIVANDO MINIMIZAR AS DIFICULDADES NA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS E TORNAR ESSES ALUNOS CIDADÃOS LETRADOS. À LUZ DE SOARES (1988), NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O QUE AS PESSOAS FAZEM COM AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA, EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO, E COMO ESSAS HABILIDADES SE RELACIONAM COM AS NECESSIDADES, VALORES E PRÁTICAS SOCIAIS E NÃO QUE SAIBAM APENAS DECODIFICAR TEXTOS. E, PARA CONSOLIDAR AS LINHAS DE PENSAMENTOS ACERCA DAS POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LEVEM AO LETRAMENTO, CONSULTAMOS DAYRELL (1996), FREIRE (1982), ENTRE OUTROS. AS ANÁLISES MOSTRARAM QUE ENTRE AS DIVERSAS ESTRATÉGIAS APLICADAS, DESTACA -SE O USO DA LITERATURA DE CORDEL QUE POSSIBILITOU O APRIMORAMENTO DA CAPACIDADE CRIATIVA DOS ALUNOS OS CONDUZINDO A UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO COM LUGAR EM QUE VIVE, AMPLIANDO A COMPREENSÃO DAS DEMAIS DISCIPLINAS. OS ESTUDANTES ATRAVÉS DE VERSOS CONSEGUIRAM RETRATAR QUESTÕES IMPACTANTES SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, O RESPEITO AOS SERES VIVOS E A EMERGENTE NECESSIDADE DO USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESTRATÉGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA12_ID10737_26092019005025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ESMERALDO MARTINS MOURÃO" "autor_nome_curto" => "APARECIDA" "autor_email" => "aparecidaesmeraldo@gmail." "autor_ies" => "UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60060 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4092 "inscrito_id" => 10737 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO POR MEIO DA LITERATURA DE CORDEL" "resumo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE EDUCACIONAL QUE EXIGE ELEMENTOS VARIADOS E SIGNIFICATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA, O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXIGÊNCIA EM DIVERSIFICAR AS METODOLOGIAS TRABALHADAS EM SALA DE AULA COMO FORMA DE DESPERTAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE OS CONHECIMENTOS INTERNOS E EXTERNOS À ESCOLA E ASSIM AJUDÁ-LOS A CONSTRUIR SUAS IDENTIDADES. A PARTIR DESSE CONTEXTO A PRESENTE PESQUISA É DELINEADA EM BUSCA DE CONHECER AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES OBJETIVANDO MINIMIZAR AS DIFICULDADES NA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS E TORNAR ESSES ALUNOS CIDADÃOS LETRADOS. À LUZ DE SOARES (1988), NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O QUE AS PESSOAS FAZEM COM AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA, EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO, E COMO ESSAS HABILIDADES SE RELACIONAM COM AS NECESSIDADES, VALORES E PRÁTICAS SOCIAIS E NÃO QUE SAIBAM APENAS DECODIFICAR TEXTOS. E, PARA CONSOLIDAR AS LINHAS DE PENSAMENTOS ACERCA DAS POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LEVEM AO LETRAMENTO, CONSULTAMOS DAYRELL (1996), FREIRE (1982), ENTRE OUTROS. AS ANÁLISES MOSTRARAM QUE ENTRE AS DIVERSAS ESTRATÉGIAS APLICADAS, DESTACA -SE O USO DA LITERATURA DE CORDEL QUE POSSIBILITOU O APRIMORAMENTO DA CAPACIDADE CRIATIVA DOS ALUNOS OS CONDUZINDO A UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO COM LUGAR EM QUE VIVE, AMPLIANDO A COMPREENSÃO DAS DEMAIS DISCIPLINAS. OS ESTUDANTES ATRAVÉS DE VERSOS CONSEGUIRAM RETRATAR QUESTÕES IMPACTANTES SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, O RESPEITO AOS SERES VIVOS E A EMERGENTE NECESSIDADE DO USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESTRATÉGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA12_ID10737_26092019005025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ESMERALDO MARTINS MOURÃO" "autor_nome_curto" => "APARECIDA" "autor_email" => "aparecidaesmeraldo@gmail." "autor_ies" => "UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }