A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE EDUCACIONAL QUE EXIGE ELEMENTOS VARIADOS E SIGNIFICATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA, O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXIGÊNCIA EM DIVERSIFICAR AS METODOLOGIAS TRABALHADAS EM SALA DE AULA COMO FORMA DE DESPERTAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE OS CONHECIMENTOS INTERNOS E EXTERNOS À ESCOLA E ASSIM AJUDÁ-LOS A CONSTRUIR SUAS IDENTIDADES. A PARTIR DESSE CONTEXTO A PRESENTE PESQUISA É DELINEADA EM BUSCA DE CONHECER AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES OBJETIVANDO MINIMIZAR AS DIFICULDADES NA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS E TORNAR ESSES ALUNOS CIDADÃOS LETRADOS. À LUZ DE SOARES (1988), NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O QUE AS PESSOAS FAZEM COM AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA, EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO, E COMO ESSAS HABILIDADES SE RELACIONAM COM AS NECESSIDADES, VALORES E PRÁTICAS SOCIAIS E NÃO QUE SAIBAM APENAS DECODIFICAR TEXTOS. E, PARA CONSOLIDAR AS LINHAS DE PENSAMENTOS ACERCA DAS POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LEVEM AO LETRAMENTO, CONSULTAMOS DAYRELL (1996), FREIRE (1982), ENTRE OUTROS. AS ANÁLISES MOSTRARAM QUE ENTRE AS DIVERSAS ESTRATÉGIAS APLICADAS, DESTACA -SE O USO DA LITERATURA DE CORDEL QUE POSSIBILITOU O APRIMORAMENTO DA CAPACIDADE CRIATIVA DOS ALUNOS OS CONDUZINDO A UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO COM LUGAR EM QUE VIVE, AMPLIANDO A COMPREENSÃO DAS DEMAIS DISCIPLINAS. OS ESTUDANTES ATRAVÉS DE VERSOS CONSEGUIRAM RETRATAR QUESTÕES IMPACTANTES SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, O RESPEITO AOS SERES VIVOS E A EMERGENTE NECESSIDADE DO USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS.