A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DO AGRESTE PERNAMBUCANO, E TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO CARACTERIZAR SE ERAM REALMENTE TRADICIONAIS OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NA TURMA DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL/ANOS INICIAIS. O ENSINO TRADICIONAL É CONSIDERADO UMA PRÁTICA ONDE O PROFESSOR É DETENTOR DO CONHECIMENTO E O ALUNO UMA TÁBULA RASA, DESSE MODO A NÃO APRENDIZAGEM DO ALUNO É CONFIGURADA COMO CULPA DELE MESMO, O PROFESSOR É AUSENTE NESSA QUESTÃO. COM A PRÁTICA TRADICIONAL O ENSINO DA MATEMÁTICA NÃO UTILIZA AS INFORMAÇÕES DO DIA A DIA, ESSE CONHECIMENTO QUE O ALUNO TRAZ CONSIGO DE SUAS VIVÊNCIAS NÃO É LEVADO EM CONTA NA SALA DE AULA. PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA DO TIPO ETNOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, FOI NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DA ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA COM O PROFESSOR DA TURMA E COM MAIS DOIS PROFESSORES DE TURMAS VIZINHAS QUE DIZIAM CONHECER BEM A PROFESSORA E SUAS PRÁTICAS, NISSO A TURMA ERA ROTULADA COMO ATRASADA, UTILIZEI TAMBÉM OBSERVAÇÕES COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, PARA CONFIRMAR OU NEGAR SE ERAM TRADICIONAIS AS PRÁTICAS DA PROFESSORA QUE ESTEVE SOB PESQUISA.