DIANTE DAS MÚLTIPLAS FORMAS DE MODELO DE FAMÍLIA EXISTENTE NO SÉCULO ATUAL E SABENDO QUE A FUNÇÃO PATERNA, SEGUNDO LACAN, PODE SER DESEMPENHADA POR QUALQUER UM QUE SE APRESENTE COMO TAL, SEJAM MÃES, PAIS, TIOS, AVÓS, MADRASTAS E PADRASTOS OU QUAISQUER OUTROS QUE EXERÇAM FUNÇÕES SÓCIO-AFETIVAS, PERCEBEU-SE A IMPORTÂNCIA EM PESQUISAR ACERCA DO TEMPO DISPONIBILIZADO POR ESTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE SEUS FILHOS, BEM COMO SE A PARTICIPAÇÃO DIRETA E CONSTANTE NESTAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS PROMOVIDAS PELA UNIDADE ESCOLAR, COMO POR EXEMPLO, AS ENTREGAS DE NOTAS NAS REUNIÕES DE PAIS, O AUXÍLIO NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS E DOS TRABALHOS ESCOLARES, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, SERÃO DESEMPENHADAS PELO DISCENTE COM MAIOR PRESTEZA E A PARTIR DISTO, OBSERVAR SE OS RESULTADOS NOS LEVARÃO A CONFIRMAR OU NÃO SE O EMPENHO E A PARTICIPAÇÃO FORNECIDA PELOS FAMILIARES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PÓS-AULA, OU SEJA, NAS ATIVIDADES RELACIONADAS PELOS PROFESSORES PARA QUE OS ALUNOS AS FAÇAM APÓS O PERÍODO EM QUE PERMANECEM DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, IRÁ GERAR UMA MAIOR QUALIDADE DO RENDIMENTO DA CRIANÇA NESTE PROCESSO EDUCACIONAL.