O PRESENTE ARTIGO ABORDA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA PARTINDO DAS INFINITAS POSSIBILIDADES PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM. O MATERIAL AQUI PROPOSTO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO TEÓRICO, BUSCANDO UMA CONEXÃO COM A PRÁTICA COMO FORMA DE COMPLEMENTAÇÃO PARA A GARANTIA DE UMA APRENDIZAGEM QUE REFLITA O CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS. O PRODUTO DIDÁTICO DESENVOLVIDO FOI APLICADO EM UMA TURMA DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) CAMPUS MACAU, APLICADO COMO UMA ATIVIDADE AVALIATIVA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA. A DINÂMICA DE APLICAÇÃO SEGUIU A PERSPECTIVA DE UM JOGO DE PALAVRAS CRUZADAS, VISANDO PROMOVER O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS E A MELHORIA NA ATENÇÃO E NO RACIOCÍNIO LÓGICO DESTES. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR A MELHORIA NA CAPACIDADE DOS ALUNOS EM RELACIONAREM O CONTEÚDO VISTO NA AULA EXPOSITIVA COM A DINÂMICA DAS PALAVRAS CRUZADAS.