O PRESENTE ARTIGO BUSCA REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO QUE O CONTO – O BIFE E A PIPOCA PERMITE ACERCA DA VIDA DO LEITOR, TENDO EM VISTA QUE ACREDITAMOS NA POTENCIALIDADE DA LITERATURA DE MOBILIZAR AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DE ALUNOS/LEITORES, TRAZENDO PARA DISCUSSÃO O MUNDO FACTUAL E FICTÍCIO. NESSE SENTIDO, REFLETIMOS SOBRE RELAÇÃO TEXTO-VIDA (SANTOS, 2016) E LEITURA E LITERATURA (AMARILHA, 1997; 2006; YUNES, 2003; ISER, 1996; 1999). ASSUMIMOS COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, A ABORDAGEM DE PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, NA QUAL UTILIZAMOS OS PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, DESENVOLVENDO UM TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES COMPOSTAS NA MENSAGEM A SER INVESTIGADA – O CONTO – O BIFE E A PIPOCA DE LYGIA BOJUNGA. É PERCEPTÍVEL A VONTADE DA AUTORA LYGIA BOJUNGA EM DESPERTAR A ATENÇÃO DO SEU LEITOR AS FRAGILIDADES DE MUITAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS GERADAS PELA DESIGUALDADE SOCIAL. PORTANTO, O PROFESSOR MEDIADOR DE LEITURA PODE FAZER COM QUE SEUS ALUNOS DISCUTAM O LIDO RELACIONANDO COM O COTIDIANO, COMPARTILHANDO E VALORIZANDO AS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DO LEITOR, PARA QUE OS SEUS EDUCANDOS POSSAM PERCEBER A VIDA EM DIFERENTES CIRCUNSTÂNCIAS DE SUA EXISTÊNCIA HUMANA COMO DESAFIOS, CONFLITOS, ALEGRIAS, AMORES, ANGÚSTIAS ETC.