O USO DE VÍDEO-AULAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61759 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 2935 "titulo" => "O USO DE VÍDEO-AULAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL" "resumo" => "O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SE CONSTITUI EM UM DOS TEMAS DE ESTUDO, NO ENSINO SUPERIOR, QUE POSSUI MAIOR ÍNDICE DE REPROVAÇÃO E EVASÃO POR PARTE DOS ALUNOS DOS CURSOS SUPERIORES, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA. INSERIDO NESTE CONTEXTO, ESTE TRABALHO APRESENTA A INSERÇÃO DE VÍDEO-AULAS COM OBJETIVO DE AUXILIAR OS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CÁLCULO. CADA VEZ MAIS ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA TEM GANHADO ESPAÇO NAS REDES SOCIAIS A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA TANTO POSSIBILITA A INOVAÇÃO NA PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM; COMO VIABILIZA A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE FORMA ATRATIVA. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS APRESENTADOS COM ESSA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA, PODE-SE AVALIAR ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS DOS EDUCANDOS QUE AS VÍDEO-AULAS OBTEVE UMA BOA ACEITABILIDADE, POIS OS MESMOS PUDERAM ESTUDAR EM DIFERENTES AMBIENTES, ASSISTIR VÁRIAS VEZES O MESMO CONTEÚDO E ASSIM PODER SANAR SUAS DÚVIDAS. PORTANTO, A INTRODUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO, ONDE A BUSCA POR MÉTODOS INOVADORES QUE DEIXEM A AULA MENOS ABSTRATA E MAIS DINÂMICA, SÃO PONTOS A SEREM REVISTADOS PELOS EDUCADORES. DESSE MODO, TORNA-SE NECESSÁRIO AMPLIAR OS OLHARES E REFLEXÕES SOBRE OS MATERIAIS AUDIOVISUAIS DE MODO A DIVERSIFICAR E POSSIBILITAR NOVAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM AOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSO DIDÁTICO, VÍDEO-AULAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID2935_03052019003905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO MALICKA MUSIAU" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "musiau73@gmail.com" "autor_ies" => "EEEFM ALEJANDRO YAGUE MAYOR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61759 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 2935 "titulo" => "O USO DE VÍDEO-AULAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL" "resumo" => "O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SE CONSTITUI EM UM DOS TEMAS DE ESTUDO, NO ENSINO SUPERIOR, QUE POSSUI MAIOR ÍNDICE DE REPROVAÇÃO E EVASÃO POR PARTE DOS ALUNOS DOS CURSOS SUPERIORES, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA. INSERIDO NESTE CONTEXTO, ESTE TRABALHO APRESENTA A INSERÇÃO DE VÍDEO-AULAS COM OBJETIVO DE AUXILIAR OS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CÁLCULO. CADA VEZ MAIS ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA TEM GANHADO ESPAÇO NAS REDES SOCIAIS A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA TANTO POSSIBILITA A INOVAÇÃO NA PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM; COMO VIABILIZA A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE FORMA ATRATIVA. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS APRESENTADOS COM ESSA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA, PODE-SE AVALIAR ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS DOS EDUCANDOS QUE AS VÍDEO-AULAS OBTEVE UMA BOA ACEITABILIDADE, POIS OS MESMOS PUDERAM ESTUDAR EM DIFERENTES AMBIENTES, ASSISTIR VÁRIAS VEZES O MESMO CONTEÚDO E ASSIM PODER SANAR SUAS DÚVIDAS. PORTANTO, A INTRODUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO, ONDE A BUSCA POR MÉTODOS INOVADORES QUE DEIXEM A AULA MENOS ABSTRATA E MAIS DINÂMICA, SÃO PONTOS A SEREM REVISTADOS PELOS EDUCADORES. DESSE MODO, TORNA-SE NECESSÁRIO AMPLIAR OS OLHARES E REFLEXÕES SOBRE OS MATERIAIS AUDIOVISUAIS DE MODO A DIVERSIFICAR E POSSIBILITAR NOVAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM AOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSO DIDÁTICO, VÍDEO-AULAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID2935_03052019003905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO MALICKA MUSIAU" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "musiau73@gmail.com" "autor_ies" => "EEEFM ALEJANDRO YAGUE MAYOR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }