RESUMO
A SOCIEDADE É MARCADA PELA REVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO QUE VEM INFLUENCIANDO OS INDIVÍDUOS PARA UMA TROCA CONSTANTE DE INFORMAÇÕES, EM UM MUNDO CADA VEZ MAIS GLOBALIZADO. NESTE SENTIDO, A EDUCAÇÃO TEM PROCURADO BUSCAR ALTERNATIVAS PARA UM ENSINO QUE FAVOREÇA AOS DISCENTES ESPECIFICAMENTE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, ACESSO A INFORMAÇÃO A QUAL DARÁ SUBSÍDIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. RESSALTA-SE QUE ESTE FAZ PARTE DO PROCESSO E NÃO PODE SER EXCLUÍDO DO SISTEMA EDUCACIONAL, VISTO QUE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NECESSITA CONQUISTAR SUA INDEPENDÊNCIA, TER AS MESMAS OPORTUNIDADES DESDE QUE SUAS LIMITAÇÕES SEJAM RESPEITADAS. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVOS VERIFICAR EM SALAS DE AULA REGULAR DAS ESCOLAS PESQUISADAS QUAIS RECURSOS TECNOLÓGICOS SÃO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM, AS FORMAS DE UTILIZAÇÃO, E SE OS MESMOS ESTÃO PREPARADOS PARA ESSE NOVO DESAFIO. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI A PESQUISA DE CAMPO COM APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA DEFINIR ESTATISTICAMENTE AS VANTAGENS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA, AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALGUNS DOCENTES, E A OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECIFICAMENTE NESTA ÁREA PARA CONTRIBUIR COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR. O ESTUDO MOSTRA ALGUMAS LACUNAS NO ENSINO DESSES ALUNOS, E CONCLUI-SE QUE, ATRAVÉS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS ADAPTADOS ÀS SUAS NECESSIDADES, É POSSÍVEL TER ACESSO AO CONHECIMENTO, SER MOTIVADO, INTERAGIR COM O GRUPO NO QUAL ESTÁ INSERIDO TORNANDO A APRENDIZAGEM UMA TROCA DE SABERES, E CONSIDERANDO QUE A CAPACITAÇÃO DOS DOCENTES É FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO.