A FORMAÇÃO DE PROFESSORES É UM PROCESSO ESSENCIAL PARA UMA SOCIEDADE EMANCIPADA. POR ESSE MOTIVO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PERMITE AOS BOLSISTAS INTEGRAREM, NAS SÉRIES INICIAIS DAS LICENCIATURAS, O INCENTIVO ÀS PRÁTICAS DOCENTES COM UMA FORMAÇÃO COMPLETA. NESSE VIÉS, ESTE TRABALHO EXPÕE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS COM A PRIMEIRA FASE DO PIBID MULTIDISCIPLINAR (BIOLOGIA E QUÍMICA) DA UEPB 2018/2019, OBJETIVANDO SISTEMATIZAR E DIVULGAR AS PRINCIPAIS VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS DOS AUTORES, DE MODO A COOPERAR PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E DIVULGAR AS CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PAÍS. AS ATIVIDADES CONGREGARAM UM GRUPO DE DOIS COORDENADORES DE ÁREA, SUPERVISORA E DOZE BOLSISTAS. TAL EQUIPE UTILIZOU REUNIÕES PRESENCIAIS NA IES E ONLINE, ALÉM DA REALIZAÇÃO DE LEITURAS, ESCRITAS E DISCUSSÕES ACERCA DE TEMAS PERTINENTES À DOCÊNCIA. DESSA MANEIRA, O PRESENTE RELATO MOSTRA QUE AS VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS DECORRENTES DA PRIMEIRA FASE DO PIBID SÃO PARTE DE UMA FORMAÇÃO COMPLETA E INTEGRADORA DE SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS PARA TODOS OS PARTICIPANTES, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. RESSALTAMOS AINDA A NECESSIDADE DE UMA FUTURA PRODUÇÃO CONSIDERANDO TODAS AS FASES DO PROGRAMA.