O PRESENTE ARTIGO É UM ESTUDO QUALITATIVO REFERENTE À UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA ALIADA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E DE FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL DOS EDUCANDOS. O TRABALHO SE DÁ POR MEIO DE DUAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS EM ESCOLAS PÚBLICAS MOSTRANDO COMO PODEM SER FERRAMENTAS IMPORTANTES NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DAS CRIANÇAS, TRAZENDO NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINO. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA POESIA INFANTIL NA SALA DE AULA PARA DESENVOLVER NAS CRIANÇAS A IMAGINAÇÃO, CONHECIMENTO DO CONTEXTO SOCIAL, CRIATIVIDADE, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, TRABALHANDO A ORALIDADE DOS EDUCANDOS E DESPERTANDO O SENSO CRÍTICO DOS MESMOS. CONSTATOU-SE A IMPORTÂNCIA DE ALIAR ESSA FERRAMENTA NO PROCESSO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS, POIS ESSA CONTRIBUI DE FORMA EFETIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES E PARA O CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR NORDESTINA.