O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA ACARRETOU VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E REFLETIU EM MUDANÇAS EM DIVERSAS ÁREAS, COMO A EDUCAÇÃO, LEVANDO AO SURGIMENTO DE MOVIMENTOS COMO O CTSA(CIÊNCIA, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E AMBIENTE), CUJO DISCUTIU OS CURRÍCULOS EDUCA, FAZ-SE NECESSÁRIO UMA RENOVAÇÃO NA MANEIRA DE ENSINAR PARA QUE SE POSSA INCORPORAR NOVAS TECNOLOGIAS, COMO AS REDES SOCIAIS, AS QUAIS SE REVELAM COMO REPLETA DE POSSIBILIDADES, ALÉM DE FAZER PARTE DA ROTINA DE JOVENS QUE ESTÃO SEMPRE CONECTADOS. SENDO ASSIM, ESTE ESTUDO DE CASO OBJETIVOU AVALIAR AS IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS DAS REDES SOCIAIS NAS ABORDAGENS CTSA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO EM BIOLOGIA, TENDO EM VISTA O ENTENDIMENTO DAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA USO DELAS COMO UMA EXTENSÃO DO ENSINO FORMAL, COMPREENDENDO O PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DESSE USO, A FORMA COMO OS ALUNOS PARTICIPAM, A REAÇÃO DA ESCOLA E DOS PROFESSORES, A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO ATRAVÉS DE UMA REDE SOCIAL COM UM PROFESSOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO LOCALIZADA EM SOBRAL, NO CEARÁ. PERCEBEU-SE QUE AS REDES SOCIAIS SE MOSTRARAM BASTANTE RELEVANTES PARA SE INOVAR NO ENSINO DE BIOLOGIA, EM RAZÃO DA SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE RACIOCÍNIO CRÍTICO FRENTE A POLÊMICAS, ESTIMULANDO, ASSIM, A AUTONOMIA DOS ALUNOS E A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO. TODAVIA, DEVE-SE CONSIDERAR QUE QUALQUER FERRAMENTA QUE VENHA AUXILIAR NA PRÁTICA DOCENTE PRECISA SER BEM COMPREENDIDA PARA POSTERIOR APLICAÇÃO, ASSIM COMO O DOCENTE DEVE SE MANTER NUMA CONSTANTE REFLEXÃO A RESPEITO DE SUAS PRÁTICAS. LOGO, DESSE MODO, OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA FORAM RESPONDIDOS, TENDO EM VISTA QUE ESTE ESTUDO DE CASO EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO A REFLEXÕES PARA SE COMPREENDER COMO AS REDES SOCIAIS ATUAM A FAVOR DO ENSINO DE BIOLOGIA E AUXILIAM NA APLICAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA.