A PARTIR DO ACERVO DE BRINQUEDOS SELECIONADO NO PROJETO UNIVERSAL “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES: UMA APROXIMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS INFORMAIS DE EDUCAÇÃO”, CHAMADA UNIVERSAL– MCTI/CNPQ Nº 14/2014, FORAM SELECIONADOS TRINTA E SEIS ARTEFATOS POPULARES PARA SEREM CATALOGADOS E POSTERIORMENTE DOIS DESTES FORAM ESCOLHIDOS PARA SEREM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE E PARA A ELABORAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA DE CARÁTER SÓCIO CONSTRUTIVISTA. OS BRINQUEDOS POPULARES APRESENTAM-SE COMO INSTRUMENTOS SIGNIFICATIVOS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E COMPREENSÃO DE FENÔMENOS FÍSICOS E, CONSIDERANDO A SUA CARGA SIMBÓLICA E CULTURAL ALIADA AOS ASPECTOS LÚDICOS E AO JOGO, PODEM DESPERTAR A CURIOSIDADE E O INTERESSE DOS ESTUDANTES, DESAFIANDO-OS À COMPREENSÃO DE FENÔMENOS DESDE UMA PRIMEIRA ANÁLISE DE SENSO COMUM, ATÉ UMA ELABORAÇÃO MAIS ABSTRATA E CIENTÍFICA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS IDENTIFICAR, ANALISAR E COMPREENDER OS FENÔMENOS FÍSICOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E EXPLICAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE DOIS BRINQUEDOS POPULARES E, A PARTIR DESTE MATERIAL, ELABORAR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA ESPAÇOS FORMAIS E INFORMAIS DE EDUCAÇÃO.