DIABETES MELLITUS É UMA DOENÇA METABÓLICA CARACTERIZADA POR ELEVADA GLICEMIA EM ESTADOS DE JEJUM. SEUS ALTOS ÍNDICES SOBRE A POPULAÇÃO MUNDIAL SÃO DECORRENTES DE INÚMEROS FATORES QUE ENVOLVEM CADA DIA MAIS A SOCIEDADE ATUAL. SENDO ASSIM, FAZ-SE INDISPENSÁVEL TRABALHAR ESTE ASSUNTO NAS UNIDADES ESCOLARES, POR MEIO DE ESTRATÉGIAS QUE AUXILIEM NA COMPREENSÃO DESTA DOENÇA. A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ELABORAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA SALA TEMÁTICA COMO AÇÃO ESTRATÉGICA PARA O ENTENDIMENTO DA DIABETES MELLITUS A NÍVEL MÉDIO. ATIVIDADES LÚDICAS FORAM DESENVOLVIDAS NA SALA TEMÁTICA TENDO COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA. A PESQUISA ABORDOU CONTEÚDOS CITOLÓGICOS, FISIOLÓGICOS, HORMONAIS E ALIMENTARES DISCUTIDOS EM AULAS DE BIOLOGIA, INTERLIGANDO-OS AO TEMA DIABETES. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO INICIAL E FINAL, ALÉM DO MÉTODO DE ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVO PARA ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, FORAM UTILIZADOS MODELOS EM EVA, BONECO ANATÔMICO, TEATRO PARTICIPATIVO, DINÂMICA MITO OU VERDADE E UMA COZINHA CENOGRÁFICA PARA A ABORDAGEM DA TEMÁTICA PROPOSTA. PELOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL AVALIAR QUE A ABORDAGEM LÚDICA DESENVOLVIDA CONTRIBUIU PARA COM A ASSOCIAÇÃO E COMPREENSÃO DO MECANISMO DA DOENÇA DIABETES, VISTO QUE, BOA PARTE DOS ALUNOS APRESENTOU RESULTADOS QUE DEMONSTRARAM AVANÇOS NA APRENDIZAGEM DEVIDO À ABORDAGEM TRABALHADA OFERECER AOS DISCENTES UM ENSINO SIGNIFICATIVO E REFLEXIVO ACERCA DO TEMA EM QUESTÃO.