O PRESENTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O GÊNERO TEXTUAL ORAL SEMINÁRIO, ASSIM OS POSSÍVEIS DIRECIONAMENTOS PARA SEU USO EM SALA DE AULA. DESSE MODO, A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES DO GÊNERO SEMINÁRIO; QUAIS SUAS FINALIDADES; COMO UTILIZÁ-LO EM SALA DE AULA, DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA E COERENTE PARA FACILITAR O ENSINO/APRENDIZAGEM. PARA QUE A PESQUISA SEJA CONCRETIZADA, CONTAMOS COM OS SUBSÍDIOS DE SILVA (2013), MARCUSCHI (2007), MEIRA E SILVA (2016) E ROJO E SCHNEUWLY (2006), DENTRE OUTROS, QUE DERAM APARATO TEÓRICO À PESQUISA. AO FINAL, ESPERA-SE CONCLUIR QUE O GÊNERO SEMINÁRIO É UM RECURSO DIDÁTICO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE TRABALHA OS PROCESSOS DE ESCRITA E ORALIDADE DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA, ALÉM DE INSTIGAR A AUTONOMIA E DESEMPENHAR PAPEL IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM FORMAL, QUE DEVE SER APRENDIDA PELOS DISCENTES, A FIM DE SE ADAPTAREM AOS CONTRASTANTES LOCAIS DE FALA.