NESTE TRABALHO, TRAZEMOS UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DO TRATO COM OS GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(AS) EJA MODERNA (2013). BUSCAMOS REFLETIR SOBRE A PRESENÇA DOS GÊNEROS NA OBRA E COMO SE DA A PROPOSTA DE ENSINO DOS GÊNEROS QUE COMPÕEM A ORDEM DO ARGUMENTAR. COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E UM VIÉS DOCUMENTAL, PROCEDEMOS METODOLOGICAMENTE A PARTIR DE ELEMENTOS DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL PROPOSTA POR BARDIN (2011). À LUZ DOS ESTUDOS DE DOLZ & SCHNEUWLY (2004) E MARCUSHI (2001), REFLETIMOS SOBRE AS QUESTÕES DOS GÊNEROS ARGUMENTATIVOS, SUAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM, ESFERA DE PRODUÇÃO E USO SOCIAIS. EM KOCH & ELIAS (2011) CONSTRUIMOS O ARCABOUÇO TEÓRICO PARA COMPREENDER A ARGUMENTAÇÃO. NOS RESULTADOS, OBSERVAMOS A PRESENÇA DO GÊNERO CARTA, DESDOBRADO EM CARTA DO LEITOR E CARTA DE RECLAMAÇÃO. NO CENÁRIO GERAL, A OBRA APRESENTA AS CARACTERÍSTICAS, A FUNÇÃO, A ESTRUTURA, O TIPO DE LINGUAGEM, SITUA A RESPEITO DO AUTOR E DO DESTINATÁRIO, BEM COMO OS MEIOS DE CIRCULAÇÃO SOCIAL DESSES MODELOS DE CARTA. EMBORA A COLEÇÃO PROMOVA ESTRATÉGIAS QUE PODEM COLABORAR COM A APRENDIZAGEM E A COMPREENSÃO DO GÊNERO, OBSERVAMOS LACUNAS NO QUE CONCERNE A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ARGUMENTATIVAS.