O PRESENTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS DIFICULDADES PARA O ESTABELECIMENTO DO OBJETO EPISTÊMICO DA DIDÁTICA DIANTE DE CRITÉRIOS EPISTEMOLÓGICOS CIENTIFICISTAS. PARA ATINGIR O OBJETIVO PROPOSTO, A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI FUNDAMENTADA NO MÉTODO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA DE NATUREZA TEÓRICA E PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO. OS RESULTADOS APONTAM QUE NESSA BUSCA PELO ESTATUTO CIENTÍFICO DA DIDÁTICA OCORREM DOIS ERROS: O PRIMEIRO CONSISTE NA IDENTIFICAÇÃO QUE OS CRITÉRIOS EPISTEMOLÓGICOS QUE SE PROPÕEM A JULGAR AS CIÊNCIAS HUMANAS SÃO OS MESMOS QUE REGEM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA, FATO MOTIVADO PRINCIPALMENTE POR UMA ATRAÇÃO PELA OBJETIVIDADE CIENTÍFICA. O SEGUNDO ERRO CONSISTE EM INSISTIR NA INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA FORMA DE SUPERAR A INSEGURANÇA EPISTEMOLÓGICA. CONCLUI-SE QUE A JUSTIFICAÇÃO DA DIDÁTICA, ATRAVÉS DE CRITÉRIOS EPISTEMOLÓGICOS CIENTIFICISTAS OU FUNDAMENTADO EM CIÊNCIAS DURAS, SEMPRE SERÁ UMA BUSCA DESNECESSÁRIA E SEM FIM.