A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA OCUPA UMA POSIÇÃO CENTRAL NA BIOLOGIA. AS PROPOSTAS CURRICULARES DE ENSINO DE BIOLOGIA ANSEIAM O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS QUE POSSIBILITEM A REPRESENTAÇÃO, O ENTENDIMENTO E O CONTEXTO SOCIOCULTURAL ABORDADOS NESTA ÁREA. DESTE MODO, FORAM AVERIGUADAS AS CONCEPÇÕES SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA, E FORAM ANALISADAS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA A COLETA DOS DADOS FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM 10 QUESTÕES OBJETIVAS QUE FOI APLICADO A 256 ESTUDANTES DO 1º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, PROVENIENTES DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE PATOS, PB: A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL AUZANIR LACERDA (ECIAL) E A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL MONSENHOR MANUEL VIEIRA (ECIMMV). FOI ANALISADO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS A PARTIR DOS SEGUINTES ASPECTOS EVOLUTIVOS: DESCENDÊNCIA, ADAPTAÇÃO, ANCESTRALIDADE COMUM, SELEÇÃO NATURAL E EVOLUÇÃO HUMANA. A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU A FALTA DE CLAREZA DOS ALUNOS NOS ASPECTOS ABORDADOS NESTE ESTUDO COM DESTAQUE PARA A MAIOR DIFICULDADE DE APRENDIZADO NO TEMA EVOLUÇÃO HUMANA, COM CONCEPÇÕES DISTORCIDAS SOBRE AS TEORIAS EVOLUTIVAS E INCERTEZAS SOBRE A TEORIA DA EVOLUÇÃO SER ACEITA CIENTIFICAMENTE. É RESSALTADO, PORTANTO, QUE O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NECESSITA SER MELHORADO NAS ESCOLAS PESQUISADAS