O PRESENTE TRABALHO, DE NATUREZA QUALITATIVA, COM BASE NA VERTENTE ETNOGRÁFICA, OBJETIVOU REALIZAR E
ANALISAR UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DA QUAL OS ALUNOS FORAM CONDUZIDOS AO EXERCÍCIO DA
LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO FOLDER E, A PARTIR DESSA PRODUÇÃO, REALIZARAM UMA AÇÃO SOCIAL DE
CONSCIENTIZAÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI. O TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE
DE POSSIBILITAR AO DISCENTE ADQUIRIR A LINGUAGEM ESCRITA MEDIANTE A VARIEDADE DOS GÊNEROS
DISCURSIVOS/TEXTUAIS QUE CIRCULAM NA SOCIEDADE. ALÉM DISSO, OPTAMOS EM TRABALHAR COM O FOLDER POR
ESTE SER MULTIMODAL E ASSIM CONTRIBUIR PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS. A METODOLOGIA UTILIZADA
CONSISTE NA APLICAÇÃO DO GÊNERO POR MEIO DOS MÓDULOS DE ATIVIDADES SEQUENCIADAS. INICIALMENTE
TRABALHAMOS AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO ATRAVÉS DE LEITURA, DEPOIS OS DISCENTES PRODUZIRAM A PRIMEIRA
VERSÃO DO FOLDER, EM SEGUIDA, INTERVIMOS COM OS MÓDULOS DE ATIVIDADES SEQUENCIADAS PARA MINIMIZAR
OS PROBLEMAS DE ESCRITA IDENTIFICADOS. LOGO APÓS, SOLICITAMOS A REESCRITA DOS TEXTOS PARA COMPARARMOS
A PRODUÇÃO INICIAL E A FINAL. OS RESULTADOS NOS REVELAM QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM PRODUZIR TEXTOS
INFORMATIVOS, PERSUASIVOS E DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O PROBLEMA EXISTENTE. COMO APORTE TEÓRICO, NO
QUE DIZ RESPEITO AO GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL, APOIAMO-NOS EM MARCUSCHI (2008) E BAKHTIN (2010).
QUANTO À ESCRITA, FUNDAMENTAMO-NOS EM ANTUNES (2003) E KOCH E ELIAS (2017). PARA EMBASAR NOSSA
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, APARAMO-NOS EM LOPES-ROSSI (2011), DENTRE OUTROS.