A DISLEXIA TEM UMA DEFINIÇÃO VASTA, E CONCEITOS DOS MAIS VARIADOS, PODENDO SER DEFINIDA DE UMA FORMA GERAL COMO UM DISTÚRBIO DE NATUREZA CRÔNICA, PROPICIADOR DE UM DÉFICIT ACENTUADO DE LEITURA DE ORIGEM NEUROBIOLÓGICA, E QUE É CITADO COMO UM DOS PRINCIPAIS CAUSADORES DE ATRASO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS ESCOLARES INICIAIS. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DISLÉXICAS E AS INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ASSIM COMO, AS TÉCNICAS INTERVENTIVAS DO PEDAGOGO QUE CORROBORAM PARA A SUA SUPERAÇÃO. É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E PARA OBTENÇÃO DOS SEUS RESULTADOS FOI FEITO UM ESTUDO DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA DO TIPO DESCRITIVA. OS PRINCIPAIS RESULTADOS ENCONTRADOS FORAM: A DISLEXIA COMO DISTÚRBIO E CONCEITO MULTIFOCAL ABRANGENDO VÁRIOS TIPOS DE MANIFESTAÇÕES DESDE COMUNICAÇÃO E COGNIÇÃO AS AÇÕES DO PEDAGOGO ENVOLVEM O AUXILIO PERCEPTIVO NO PRIMEIRO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL E ENCAMINHAMENTO PARA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE, PARA TRATAMENTO E MELHORIA DO QUADRO. VISTO A RELEVÂNCIA DO TEMA É NECESSÁRIO INVESTIR NA PESQUISA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA LIDAR COM ESSA SITUAÇÃO, ASSIM COMO ADOTAR LEIS E POLÍTICAS PÚBLICAS MAIS SÓLIDAS PARA INCLUSÃO DESSAS CRIANÇAS.