NA ATUALIDADE, VIVE-SE EM UMA SOCIEDADE CADA VEZ MAIS “CONECTADA”, NA QUAL AS INFORMAÇÕES SÃO TRANSMITIDAS E APREENDIDAS DE FORMA ACELERADA E, POR VEZES, DE MANEIRA INSTANTÂNEA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS, DA TELEVISÃO, DO RÁDIO, DOS SMARTPHONES ETC. DESSE MODO, TEM-SE QUE AS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS, COMO OS PRODUTOS CARTOGRÁFICOS, SE ENCONTRAM CADA VEZ MAIS PRESENTES NA VIDA COTIDIANA DOS SUJEITOS, SEJA ATRAVÉS DE APLICATIVOS PARA SMARTPHONES OU ATRAVÉS DE MAPAS. DO MESMO MODO, VIVE-SE EM UM MOMENTO DE POPULARIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE STREAMING, TAIS COMO YOUTUBE E NETFLIX, OS QUAIS POSSIBILITAM UMA MAIOR DISPONIBILIDADE DE DIFERENTES PRODUTOS CINEMATOGRÁFICOS POR ALUNOS E PROFESSORES. COM BASE EM CASTELLAR E VILHENA (2010), PASSINI (2010), PONTUSCHKA, PAGANELLI E CACETE (2009), BARBOSA (2006), ENTRE OUTROS, ESTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS BÁSICOS DA CARTOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (ETI) DE FORTALEZA, CEARÁ. PARA TANTO, REALIZOU-SE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A TEMÁTICA EM ESTUDO E DOZE (12) AULAS DISTRIBUÍDAS EM DUAS TURMAS DE SEXTO (6°) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS, NAS QUAIS FOI POSSÍVEL DISCUTIR ALGUNS CONCEITOS RELATIVOS À CIÊNCIA GEOGRÁFICA E, MAIS ESPECIFICAMENTE, À CIÊNCIA CARTOGRÁFICA.