ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO TRADUZIDA EM MUITOS DESAFIOS E EM NOVAS POSSIBILIDADES PARA EDUCAR ESTUDANTES DA ERA DIGITAL. NESSE CONTEXTO, O COMPUTADOR É UM INSTRUMENTO PARA VIABILIZAR AÇÕES PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, TORNANDO-SE ALIADO PARA FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SUA EDUCAÇÃO. INCORPORAR AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PODE GERAR DESAFIOS, ASSIM COMO TORNAR POSSÍVEL PRÁTICAS DIVERSIFICADAS, USANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS EXISTENTES, POIS A ESCOLA PRECISA IMPLANTAR EQUIPAMENTOS, PERSONALIZAR O ENSINO E PARA DINAMIZAR AULAS ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO E USO DAS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA A APRENDIZAGEM. O EDUCADOR/MEDIADOR RESPONSÁVEL MOTIVA OS ALUNOS, LEVA-OS ÀS DIFERENTES EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS. A JUSTIFICATIVA DO TEMA SERIA ANALISAR A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA QUE GERAM MUDANÇAS NAS RELAÇÕES ESCOLARES. QUESTIONA-SE: HÁ GARANTIAS DE QUE AS TECNOLOGIAS PODEM PROPICIAR TRANSFORMAÇÕES NAS ESCOLAS? SE O PROFESSOR SE APROPRIAR DO USO DAS TIC, ESPECIALMENTE, O COMPUTADOR, PODERÁ CONSTRUIR UMA NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA? ASSIM, APONTAREMOS POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO USO DAS TIC, SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E ADOÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS ALIADAS ÀS TENDÊNCIAS DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA, POTENCIALIZANDO AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ALUNOS, TRANSFORMANDO-OS EM AGENTES CONSTRUTORES DO SEU CONHECIMENTO.