Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÕES EDUCATIVAS E FORMAÇÃO CIDADÃ: O LETRAMENTO DIGITAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – REDES DE CIDADANIA

Palavra-chaves: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REDES DE CIDADANIA, PROCESSOS EDUCATIVOS, FORMAÇÃO CIDADÃ, FORMAÇÃO CIDADÃ Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58946
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4276
    "inscrito_id" => 13860
    "titulo" => "AÇÕES EDUCATIVAS E FORMAÇÃO CIDADÃ: O LETRAMENTO DIGITAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – REDES DE CIDADANIA"
    "resumo" => "BUSCA ANALISAR A INTEGRAÇÃO DO COTIDIANO TRADICIONAL DE COMUNIDADES PESQUEIRAS DA REGIÃO CENTRO-NORTE DO ESPÍRITO SANTO, VINCULADAS A UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PÓS-LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO MAR – PEA-REDES DE CIDADANIA – ALIADO À INSERÇÃO DE NOVOS AMBIENTES/CONHECIMENTOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. ENTENDE OS SUJEITOS DA AÇÃO EDUCATIVA COMO INDIVÍDUOS REFLEXIVOS E CIDADÃOS CONSCIENTES, QUE CONSOLIDAM SEUS ESPAÇOS A CADA DESCOBERTA, REJEITANDO-SE A ACEITAR SEREM APENAS DEPOSITÁRIOS DE CONHECIMENTOS INERTES. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL-PEA REDES DE CIDADANIA OBJETIVA A MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, INCENTIVANDO O DESENVOLVIMENTO DA MAIOR AUTONOMIA E PROPORCIONANDO UM MODO DE PENSAR CRÍTICO E REFLEXIVO, FORTALECENDO AS COMUNIDADES PESQUEIRAS TRADICIONAIS NA DEFESA DOS SEUS TERRITÓRIOS, NA CONSOLIDAÇÃO DOS SEUS MODOS DE VIDA E NO RECONHECIMENTO FRENTE À SOCIEDADE. ASSIM, SÃO SUJEITOS PREFERENCIAIS DA PESQUISA OS PESCADORES ARTESANAIS, MARISQUEIRAS, BEM COMO, SEUS FAMILIARES, INSCRITOS NOS MÓDULOS DE LETRAMENTO DIGITAL DAS REDES DE FORMAÇÃO DO PEA-REDES DE CIDADANIA. SOB A PERSPECTIVA DA ECOLOGIA POLÍTICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, DESENVOLVE-SE UMA METODOLOGIA QUE SE CARACTERIZA COMO QUANTITATIVA E QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, UTILIZANDO, DENTRE AS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS, A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, OS REGISTROS FOTOGRÁFICOS E VIDEOGRÁFICOS E RELATOS DE CAMPO. ENTRE OS RESULTADOS ALCANÇADOS, DISCUTE-SE A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO CONHECIMENTO POR MEIO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO ESTRUTURADOS POR MÓDULOS QUE FAVOREÇAM A INTERAÇÃO ENTRE OS ATORES ENVOLVIDOS E PROMOVAM OS DIÁLOGOS DE FORMA RESPONSÁVEL, PARTICIPATIVA, REFLEXIVA, CRÍTICA, AVALIATIVA E ÉTICA. PARA TAL, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DAS COMUNIDADES, BEM COMO, DOS ATORES ENVOLVIDOS E DO CONTEXTO EDUCACIONAL EXISTENTE. ESPERA-SE QUE AO FINAL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REDES DE CIDADANIA, OS RESULTADOS INDIQUEM O PROTAGONISMO DOS ATORES ENVOLVIDOS, SUAS REFLEXÕES CRÍTICAS DAS TEORIAS E PRÁTICAS EXPERIMENTADAS/VIVENCIADAS A FIM DE COMPREENDÊ-LAS E PRODUZIR INTERFERÊNCIAS, NO QUE DEMANDAM DE TRANSFORMAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REDES DE CIDADANIA, PROCESSOS EDUCATIVOS, FORMAÇÃO CIDADÃ, FORMAÇÃO CIDADÃ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID13860_26092019140713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE BASSUL AREIAS"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE BASSUL"
    "autor_email" => "george.areias@uvv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VILA VELHA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58946
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4276
    "inscrito_id" => 13860
    "titulo" => "AÇÕES EDUCATIVAS E FORMAÇÃO CIDADÃ: O LETRAMENTO DIGITAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – REDES DE CIDADANIA"
    "resumo" => "BUSCA ANALISAR A INTEGRAÇÃO DO COTIDIANO TRADICIONAL DE COMUNIDADES PESQUEIRAS DA REGIÃO CENTRO-NORTE DO ESPÍRITO SANTO, VINCULADAS A UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PÓS-LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO MAR – PEA-REDES DE CIDADANIA – ALIADO À INSERÇÃO DE NOVOS AMBIENTES/CONHECIMENTOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. ENTENDE OS SUJEITOS DA AÇÃO EDUCATIVA COMO INDIVÍDUOS REFLEXIVOS E CIDADÃOS CONSCIENTES, QUE CONSOLIDAM SEUS ESPAÇOS A CADA DESCOBERTA, REJEITANDO-SE A ACEITAR SEREM APENAS DEPOSITÁRIOS DE CONHECIMENTOS INERTES. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL-PEA REDES DE CIDADANIA OBJETIVA A MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, INCENTIVANDO O DESENVOLVIMENTO DA MAIOR AUTONOMIA E PROPORCIONANDO UM MODO DE PENSAR CRÍTICO E REFLEXIVO, FORTALECENDO AS COMUNIDADES PESQUEIRAS TRADICIONAIS NA DEFESA DOS SEUS TERRITÓRIOS, NA CONSOLIDAÇÃO DOS SEUS MODOS DE VIDA E NO RECONHECIMENTO FRENTE À SOCIEDADE. ASSIM, SÃO SUJEITOS PREFERENCIAIS DA PESQUISA OS PESCADORES ARTESANAIS, MARISQUEIRAS, BEM COMO, SEUS FAMILIARES, INSCRITOS NOS MÓDULOS DE LETRAMENTO DIGITAL DAS REDES DE FORMAÇÃO DO PEA-REDES DE CIDADANIA. SOB A PERSPECTIVA DA ECOLOGIA POLÍTICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, DESENVOLVE-SE UMA METODOLOGIA QUE SE CARACTERIZA COMO QUANTITATIVA E QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, UTILIZANDO, DENTRE AS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS, A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, OS REGISTROS FOTOGRÁFICOS E VIDEOGRÁFICOS E RELATOS DE CAMPO. ENTRE OS RESULTADOS ALCANÇADOS, DISCUTE-SE A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO CONHECIMENTO POR MEIO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO ESTRUTURADOS POR MÓDULOS QUE FAVOREÇAM A INTERAÇÃO ENTRE OS ATORES ENVOLVIDOS E PROMOVAM OS DIÁLOGOS DE FORMA RESPONSÁVEL, PARTICIPATIVA, REFLEXIVA, CRÍTICA, AVALIATIVA E ÉTICA. PARA TAL, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DAS COMUNIDADES, BEM COMO, DOS ATORES ENVOLVIDOS E DO CONTEXTO EDUCACIONAL EXISTENTE. ESPERA-SE QUE AO FINAL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REDES DE CIDADANIA, OS RESULTADOS INDIQUEM O PROTAGONISMO DOS ATORES ENVOLVIDOS, SUAS REFLEXÕES CRÍTICAS DAS TEORIAS E PRÁTICAS EXPERIMENTADAS/VIVENCIADAS A FIM DE COMPREENDÊ-LAS E PRODUZIR INTERFERÊNCIAS, NO QUE DEMANDAM DE TRANSFORMAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REDES DE CIDADANIA, PROCESSOS EDUCATIVOS, FORMAÇÃO CIDADÃ, FORMAÇÃO CIDADÃ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID13860_26092019140713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE BASSUL AREIAS"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE BASSUL"
    "autor_email" => "george.areias@uvv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VILA VELHA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

BUSCA ANALISAR A INTEGRAÇÃO DO COTIDIANO TRADICIONAL DE COMUNIDADES PESQUEIRAS DA REGIÃO CENTRO-NORTE DO ESPÍRITO SANTO, VINCULADAS A UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PÓS-LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO MAR – PEA-REDES DE CIDADANIA – ALIADO À INSERÇÃO DE NOVOS AMBIENTES/CONHECIMENTOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. ENTENDE OS SUJEITOS DA AÇÃO EDUCATIVA COMO INDIVÍDUOS REFLEXIVOS E CIDADÃOS CONSCIENTES, QUE CONSOLIDAM SEUS ESPAÇOS A CADA DESCOBERTA, REJEITANDO-SE A ACEITAR SEREM APENAS DEPOSITÁRIOS DE CONHECIMENTOS INERTES. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL-PEA REDES DE CIDADANIA OBJETIVA A MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, INCENTIVANDO O DESENVOLVIMENTO DA MAIOR AUTONOMIA E PROPORCIONANDO UM MODO DE PENSAR CRÍTICO E REFLEXIVO, FORTALECENDO AS COMUNIDADES PESQUEIRAS TRADICIONAIS NA DEFESA DOS SEUS TERRITÓRIOS, NA CONSOLIDAÇÃO DOS SEUS MODOS DE VIDA E NO RECONHECIMENTO FRENTE À SOCIEDADE. ASSIM, SÃO SUJEITOS PREFERENCIAIS DA PESQUISA OS PESCADORES ARTESANAIS, MARISQUEIRAS, BEM COMO, SEUS FAMILIARES, INSCRITOS NOS MÓDULOS DE LETRAMENTO DIGITAL DAS REDES DE FORMAÇÃO DO PEA-REDES DE CIDADANIA. SOB A PERSPECTIVA DA ECOLOGIA POLÍTICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, DESENVOLVE-SE UMA METODOLOGIA QUE SE CARACTERIZA COMO QUANTITATIVA E QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, UTILIZANDO, DENTRE AS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS, A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, OS REGISTROS FOTOGRÁFICOS E VIDEOGRÁFICOS E RELATOS DE CAMPO. ENTRE OS RESULTADOS ALCANÇADOS, DISCUTE-SE A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO CONHECIMENTO POR MEIO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO ESTRUTURADOS POR MÓDULOS QUE FAVOREÇAM A INTERAÇÃO ENTRE OS ATORES ENVOLVIDOS E PROMOVAM OS DIÁLOGOS DE FORMA RESPONSÁVEL, PARTICIPATIVA, REFLEXIVA, CRÍTICA, AVALIATIVA E ÉTICA. PARA TAL, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DAS COMUNIDADES, BEM COMO, DOS ATORES ENVOLVIDOS E DO CONTEXTO EDUCACIONAL EXISTENTE. ESPERA-SE QUE AO FINAL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REDES DE CIDADANIA, OS RESULTADOS INDIQUEM O PROTAGONISMO DOS ATORES ENVOLVIDOS, SUAS REFLEXÕES CRÍTICAS DAS TEORIAS E PRÁTICAS EXPERIMENTADAS/VIVENCIADAS A FIM DE COMPREENDÊ-LAS E PRODUZIR INTERFERÊNCIAS, NO QUE DEMANDAM DE TRANSFORMAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.