BUSCA ANALISAR A INTEGRAÇÃO DO COTIDIANO TRADICIONAL DE COMUNIDADES PESQUEIRAS DA REGIÃO CENTRO-NORTE DO ESPÍRITO SANTO, VINCULADAS A UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PÓS-LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO MAR – PEA-REDES DE CIDADANIA – ALIADO À INSERÇÃO DE NOVOS AMBIENTES/CONHECIMENTOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. ENTENDE OS SUJEITOS DA AÇÃO EDUCATIVA COMO INDIVÍDUOS REFLEXIVOS E CIDADÃOS CONSCIENTES, QUE CONSOLIDAM SEUS ESPAÇOS A CADA DESCOBERTA, REJEITANDO-SE A ACEITAR SEREM APENAS DEPOSITÁRIOS DE CONHECIMENTOS INERTES. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL-PEA REDES DE CIDADANIA OBJETIVA A MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, INCENTIVANDO O DESENVOLVIMENTO DA MAIOR AUTONOMIA E PROPORCIONANDO UM MODO DE PENSAR CRÍTICO E REFLEXIVO, FORTALECENDO AS COMUNIDADES PESQUEIRAS TRADICIONAIS NA DEFESA DOS SEUS TERRITÓRIOS, NA CONSOLIDAÇÃO DOS SEUS MODOS DE VIDA E NO RECONHECIMENTO FRENTE À SOCIEDADE. ASSIM, SÃO SUJEITOS PREFERENCIAIS DA PESQUISA OS PESCADORES ARTESANAIS, MARISQUEIRAS, BEM COMO, SEUS FAMILIARES, INSCRITOS NOS MÓDULOS DE LETRAMENTO DIGITAL DAS REDES DE FORMAÇÃO DO PEA-REDES DE CIDADANIA. SOB A PERSPECTIVA DA ECOLOGIA POLÍTICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, DESENVOLVE-SE UMA METODOLOGIA QUE SE CARACTERIZA COMO QUANTITATIVA E QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, UTILIZANDO, DENTRE AS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS, A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, OS REGISTROS FOTOGRÁFICOS E VIDEOGRÁFICOS E RELATOS DE CAMPO. ENTRE OS RESULTADOS ALCANÇADOS, DISCUTE-SE A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO CONHECIMENTO POR MEIO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO ESTRUTURADOS POR MÓDULOS QUE FAVOREÇAM A INTERAÇÃO ENTRE OS ATORES ENVOLVIDOS E PROMOVAM OS DIÁLOGOS DE FORMA RESPONSÁVEL, PARTICIPATIVA, REFLEXIVA, CRÍTICA, AVALIATIVA E ÉTICA. PARA TAL, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DAS COMUNIDADES, BEM COMO, DOS ATORES ENVOLVIDOS E DO CONTEXTO EDUCACIONAL EXISTENTE. ESPERA-SE QUE AO FINAL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REDES DE CIDADANIA, OS RESULTADOS INDIQUEM O PROTAGONISMO DOS ATORES ENVOLVIDOS, SUAS REFLEXÕES CRÍTICAS DAS TEORIAS E PRÁTICAS EXPERIMENTADAS/VIVENCIADAS A FIM DE COMPREENDÊ-LAS E PRODUZIR INTERFERÊNCIAS, NO QUE DEMANDAM DE TRANSFORMAÇÃO.