O OBJETO DESTE ARTIGO É A PROPOSTA DE FERNANDO DE AZEVEDO (1894-1974) PARA A RENOVAÇÃO CULTURAL DA ESCOLA PÚBLICA A PARTIR DA REVALORIZAÇÃO DO TEXTO ESCOLAR E, PRINCIPALMENTE, DOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL (LIVROS INFANTIS), DENTRO DO QUE GILBERTO LUIZ ALVES DENOMINOU DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO. NESTE SENTIDO, PRETENDE-SE REFLETIR SOBRE O TEXTO ESCOLAR E OUTROS ELEMENTOS – LITERATURA INFANTIL – PRIMORDIAIS PARA ESTABELECER A CHAMADA RELAÇÃO EDUCATIVA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO. PARA TANTO, OS OBJETIVOS DESTE TRABALHO SÃO: A) APRESENTAR AS PROPOSTAS AZEVEDIANAS SOBRE OS ELEMENTOS ACIMA DESTACADOS; B) ANALISAR ESSAS PROPOSTAS, TENDO COMO PARÂMETRO O MOMENTO HISTÓRICO QUE SE PASSA ENTRE AS DÉCADAS DE 1920 E 1970. PARA ATINGIR TAIS OBJETIVOS, VALEMO-NOS DAS OBRAS DE FERNANDO DE AZEVEDO COMO FONTES PRIMÁRIAS E DOS TEXTOS DE GILBERTO LUIZ ALVES COMO BASE TEÓRICA, ALÉM DE OUTROS LIVROS E PESQUISAS CIENTÍFICAS QUE DISCORREM SOBRE O ASSUNTO.