O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DISCORRER SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS PARA O PROCESSO
DE FORMAÇÃO INICIAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ATRAVÉS DOS CURSOS DE LICENCIATURA, E TRAZ
ALGUMAS REFLEXÕES EM TORNO DAS COMPLEXIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, BEM COMO NA
RELAÇÃO PROFESSOR(A)-ALUNO(A). INICIALMENTE, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO ENTRE A TEORIA E A
PRÁTICA, ALÉM DA ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS ACADÊMICOS E OS CONTEÚDOS ESCOLARES. SALIENTAMOS COMO
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É FUNDAMENTAL PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA, ATRAVÉS DAS POSSÍVEIS PERCEPÇÕES
E ANÁLISES CONTEXTUALIZADAS NESTA ETAPA ACADÊMICA, E MOSTRAMOS COMO ISTO PÔDE SER PERCEBIDO ATRAVÉS
DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA –
VIVENCIADAS POR UMA DAS AUTORAS3
. DE MODO GERAL, ARGUMENTAMOS QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É UM
INSTRUMENTO FORMATIVO QUE POSSIBILITA UMA APROXIMAÇÃO COM FERRAMENTAS TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA
PROFESSORES(AS) EM FORMAÇÃO, PODENDO PROPORCIONAR UM CRESCIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL PARA OS
MESMOS.