A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NO LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA PODE SER UMA DAS VERTENTES ESSENCIAIS PARA O ALUNO DESENVOLVER UMA COMPREENSÃO APROFUNDADA DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, UMA VEZ QUE É UM AMBIENTE QUE PODE FACILITAR TANTO PARA O PROFESSOR QUANTO PARA O ALUNO, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A PRÁTICA DOCENTE MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS. PARA A COLETA DOS DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO, A PESQUISA FOI REALIZADA COM 15 PROFESSORES DE QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS DISTINTAS, LOCALIZADAS NA CIDADE DE ARAPIRACA-AL. PARA A SELEÇÃO DOS 15 PROFESSORE DE MATEMÁTICA, FOI UTILIZADO O MÉTODO DE AMOSTRAGEM ALEATÓRIA ESTRATIFICADA. DE ACORDO COM OS RESULTADOS DA PESQUISA 40% DOS PROFESSORES UTILIZAM O LABORATÓRIO MENSALMENTE E 53% DOS PROFESSORES NÃO UTILIZAM O LABORATÓRIO COM MUITA FREQUÊNCIA, E QUE 40% DESTES PROFISSIONAIS TIVERAM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA SE ATUALIZAR DE SEU OFÍCIO NOS ÚLTIMOS DE 3 ANOS. EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS DE FINALIDADES DO USO LABORATÓRIO, 44% TRABALHAM A PRÁTICA DE JOGOS, 38% O TRABALHO COM OBJETOS MANIPULÁVEIS, 13% COM VÍDEOS E 5% COM A PROPOSTA DE SLIDES. QUANTO À IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, 40% DOS PROFESSORES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DESTA FERRAMENTA QUE É O LABORATÓRIO, PORÉM NÃO SÃO ATUANTES COM REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LABORATORIAIS. A TAREFA DO EDUCADOR EM GERAL NÃO É MAIS DE TRANSMITIR, MAS SIM DE DAR CONDIÇÕES PARA QUE A APRENDIZAGEM REALMENTE OCORRA, PORTANTO É IMPRESCINDÍVEL QUE PROFESSOR REPENSE SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROMOÇÃO DA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM, DESENVOLVER AUTOCONFIANÇA, CONCENTRAÇÃO E UMA COMPREENSÃO APROFUNDADA DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS.