UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62962 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4668 "inscrito_id" => 11192 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NO LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA PODE SER UMA DAS VERTENTES ESSENCIAIS PARA O ALUNO DESENVOLVER UMA COMPREENSÃO APROFUNDADA DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, UMA VEZ QUE É UM AMBIENTE QUE PODE FACILITAR TANTO PARA O PROFESSOR QUANTO PARA O ALUNO, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A PRÁTICA DOCENTE MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS. PARA A COLETA DOS DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO, A PESQUISA FOI REALIZADA COM 15 PROFESSORES DE QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS DISTINTAS, LOCALIZADAS NA CIDADE DE ARAPIRACA-AL. PARA A SELEÇÃO DOS 15 PROFESSORE DE MATEMÁTICA, FOI UTILIZADO O MÉTODO DE AMOSTRAGEM ALEATÓRIA ESTRATIFICADA. DE ACORDO COM OS RESULTADOS DA PESQUISA 40% DOS PROFESSORES UTILIZAM O LABORATÓRIO MENSALMENTE E 53% DOS PROFESSORES NÃO UTILIZAM O LABORATÓRIO COM MUITA FREQUÊNCIA, E QUE 40% DESTES PROFISSIONAIS TIVERAM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA SE ATUALIZAR DE SEU OFÍCIO NOS ÚLTIMOS DE 3 ANOS. EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS DE FINALIDADES DO USO LABORATÓRIO, 44% TRABALHAM A PRÁTICA DE JOGOS, 38% O TRABALHO COM OBJETOS MANIPULÁVEIS, 13% COM VÍDEOS E 5% COM A PROPOSTA DE SLIDES. QUANTO À IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, 40% DOS PROFESSORES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DESTA FERRAMENTA QUE É O LABORATÓRIO, PORÉM NÃO SÃO ATUANTES COM REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LABORATORIAIS. A TAREFA DO EDUCADOR EM GERAL NÃO É MAIS DE TRANSMITIR, MAS SIM DE DAR CONDIÇÕES PARA QUE A APRENDIZAGEM REALMENTE OCORRA, PORTANTO É IMPRESCINDÍVEL QUE PROFESSOR REPENSE SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROMOÇÃO DA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM, DESENVOLVER AUTOCONFIANÇA, CONCENTRAÇÃO E UMA COMPREENSÃO APROFUNDADA DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PRÁTICA, FERRAMENTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID11192_26092019212129.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA APARECIDA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA APARECIDA" "autor_email" => "vithoryaaparecida.vyh@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62962 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4668 "inscrito_id" => 11192 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NO LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA PODE SER UMA DAS VERTENTES ESSENCIAIS PARA O ALUNO DESENVOLVER UMA COMPREENSÃO APROFUNDADA DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, UMA VEZ QUE É UM AMBIENTE QUE PODE FACILITAR TANTO PARA O PROFESSOR QUANTO PARA O ALUNO, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A PRÁTICA DOCENTE MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS. PARA A COLETA DOS DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO, A PESQUISA FOI REALIZADA COM 15 PROFESSORES DE QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS DISTINTAS, LOCALIZADAS NA CIDADE DE ARAPIRACA-AL. PARA A SELEÇÃO DOS 15 PROFESSORE DE MATEMÁTICA, FOI UTILIZADO O MÉTODO DE AMOSTRAGEM ALEATÓRIA ESTRATIFICADA. DE ACORDO COM OS RESULTADOS DA PESQUISA 40% DOS PROFESSORES UTILIZAM O LABORATÓRIO MENSALMENTE E 53% DOS PROFESSORES NÃO UTILIZAM O LABORATÓRIO COM MUITA FREQUÊNCIA, E QUE 40% DESTES PROFISSIONAIS TIVERAM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA SE ATUALIZAR DE SEU OFÍCIO NOS ÚLTIMOS DE 3 ANOS. EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS DE FINALIDADES DO USO LABORATÓRIO, 44% TRABALHAM A PRÁTICA DE JOGOS, 38% O TRABALHO COM OBJETOS MANIPULÁVEIS, 13% COM VÍDEOS E 5% COM A PROPOSTA DE SLIDES. QUANTO À IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, 40% DOS PROFESSORES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DESTA FERRAMENTA QUE É O LABORATÓRIO, PORÉM NÃO SÃO ATUANTES COM REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LABORATORIAIS. A TAREFA DO EDUCADOR EM GERAL NÃO É MAIS DE TRANSMITIR, MAS SIM DE DAR CONDIÇÕES PARA QUE A APRENDIZAGEM REALMENTE OCORRA, PORTANTO É IMPRESCINDÍVEL QUE PROFESSOR REPENSE SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROMOÇÃO DA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM, DESENVOLVER AUTOCONFIANÇA, CONCENTRAÇÃO E UMA COMPREENSÃO APROFUNDADA DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PRÁTICA, FERRAMENTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID11192_26092019212129.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA APARECIDA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA APARECIDA" "autor_email" => "vithoryaaparecida.vyh@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }