ESTE ARTIGO TRAZ ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR, CONSIDERANDO SUA ATUAÇÃO ENQUANTO ARTICULADOR DO PROCESSO EDUCATIVO E RESPONSÁVEL PELA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR, FRUTO DO ÁRDUO TRABALHO DESSE PROFISSIONAL QUE, NA SUA PRÁTICA DIÁRIA, ESTABELECE VÍNCULOS AFETIVOS ENTRE OS PARES, DE MANEIRA QUE TODOS SINTAM-SE PARTE DO PROCESSO E CORRESPONSÁVEIS PELOS RESULTADOS ALCANÇADOS. APRESENTAMOS O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAL A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, ENQUANTO FORMADOR EM SERVIÇO, PARA COM O AVANÇO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PIAUÍ? PARA RESPONDERMOS A ESSE QUESTIONAMENTO TRAÇAMOS COMO OBJETIVO GERAL: CONHECER A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, ENQUANTO FORMADOR EM SERVIÇO, PARA O AVANÇO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PIAUÍ. O PERCURSO METODOLÓGICO UTILIZADO PARA REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO FIRMA-SE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA. POR FIM, EVIDENCIAMOS QUE O TRABALHO COLETIVO E COLABORATIVO ARTICULADO PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO, QUE TAMBÉM É UM PROMOTOR DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES, TEM CONTRIBUÍDO PARA O ALCANCE EXPRESSIVO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS, POIS O MESMO PROPÕE FORMAÇÃO QUE LEVA O PROFESSOR A REFLETIR ACERCA DE SUA PRÁTICA, SOBRETUDO PAUTADA NAS MAIS VARIADAS LITERATURAS E ESTUDOS, CONTANDO TAMBÉM COM AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIAS POR ELES EM SALA DE AULA, OU NO LÓCUS DA ESCOLA.